Cineplace encerra salas em Braga e Viana do Castelo após insolvência

- Publicidade -

Braga e Viana do Castelo ficam sem salas da Cineplace. A empresa brasileira encerrou os últimos cinemas que mantinha em Portugal devido a insolvência declarada pelo tribunal.

As últimas salas de cinema da Cineplace em Viana do Castelo e Braga encerraram, marcando o fim da operação da exibidora nestas cidades. Em Braga, no centro comercial Nova Arcada, um aviso indica que a interrupção da atividade se deve a motivos técnicos, sem previsão de reabertura. Em Viana do Castelo, no Estação Viana Shopping, o encerramento foi confirmado pelos responsáveis do centro comercial.

O encerramento surge na sequência de um processo de insolvência que envolve a empresa, declarado a 16 de janeiro pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, com um prazo de 30 dias para reclamação de créditos junto da Orient Cineplace. Entre os credores contam-se vários centros comerciais onde a empresa mantinha salas de cinema.

Em Viana do Castelo, a autarquia tentou intervir para evitar o fecho, propondo assumir os custos de exploração de uma ou duas salas, mas a empresa afirmou não ter condições para manter a atividade mesmo com este apoio. A Inspeção-Geral das Atividades Culturais confirmou que o Ministério da Cultura autorizou a desafetação das quatro salas do Estação Viana Shopping, a pedido dos proprietários do centro comercial. Em Braga, estava em apreciação um pedido para alterar a afetação de seis das 12 salas do Nova Arcada, permitindo a mudança do uso original mediante autorização.

Com o encerramento das salas do Nova Arcada, a principal alternativa para ver cinema comercial em Braga passa a ser o complexo do Braga Parque, explorado pela NOS. Em Viana do Castelo, não existe atualmente qualquer cinema comercial disponível.

O fecho das unidades de Braga e Viana do Castelo faz parte de um processo gradual de encerramentos intensificado entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026. Durante este período, a Cineplace cessou atividade em diversas localidades, incluindo Guarda, Caldas da Rainha, Covilhã – onde a Castello Lopes Cinemas se vai instalar -, Leiria, São João da Madeira e Loures. Ao longo de 2025, já tinham sido encerrados os cinemas de Portimão e da Guia, no distrito de Faro, assim como as salas do Funchal, na Região Autónoma da Madeira, e do Rio Sul Shopping, no Seixal, distrito de Setúbal.

O conjunto de encerramentos recentes está a provocar uma reconfiguração significativa do panorama da exibição cinematográfica em Portugal. Perante este cenário, a ministra da Cultura anunciou a criação de um grupo de trabalho, envolvendo a IGAC e o ICA, para analisar os pedidos de desafetação apresentados nos últimos anos e refletir sobre o futuro das salas de cinema no país, com conclusões previstas para o primeiro trimestre do ano.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados