Melhorias na comunicação e maior controlo sobre a privacidade são algumas das novidades do Android 11

E claro, os smartphones Pixel já podem ser atualizados para a mais recente versão.

- Publicidade -

Após meses de testes, eis que o Android 11 foi finalmente disponibilizado. Claro, e a não ser que tenham um Google Pixel, terão de aguardar algum tempo até que o vosso equipamento possa ser atualizado. E atenção: muitos dispositivos já não serão atualizados para o novo SO… mas isso não é algo que surpreenda propriamente.

Nesta nova versão, a Google virou atenções para a privacidade e notificações, tudo para que exista não só uma melhor comunicação, mas também para dar a cada utilizador um maior controlo sobre o que vai acontecendo no sistema operativo móvel da gigante norte-americana.

Secção específica para conversar, Bubbles e sistema integrado de gravação

Longe vão os tempos em que usávamos somente SMS para comunicar. Hoje em dia, além do sempre utilizado Facebook Messenger, temos o WhatsApp, Instagram, Twitter, entre muitas outras. Ora, e sabendo da existência de tanta app, a Google resolveu colocar no Android 11 todas essas conversações num espaço dedicado na seção de notificações, facilitando a gestão das conversas. Se quiserem, poderão ainda dar prioridade às conversações com as pessoas mais importantes da vossa vida.

No que toca às Bubbles, é uma novidade originalmente vista na versão de testes do Android 10, mas que, por algum motivo, acabou por não surgir na versão final. Basicamente, estas bolhas tornam o multitasking muito mais simples, uma vez que poderão responder a conversas importantes sem terem de alternar entre o que estão a fazer e a vossa aplicação de mensagens.

Outra boa novidade diz respeito ao sistema integrado de gravação de ecrã, função presente no iOS que chega finalmente ao Android. A partir de agora, podem capturar e partilhar o que está a acontecer no vosso smarphone, mas sem ser necessário utilizar uma app extra.

Android Auto sem fios e maior controlo sobre a privacidade e informação

O Android Auto agora funciona em modo wireless em todos os telefones com Android 11… desde que tenham um veículo compatível, claro. Desta forma, podem, por exemplo, enviar uma mensagem ou reproduzir música sem necessidade de um cabo.

Outra novidade, e muito bem-vinda, diz respeito às permissões únicas, que irão permitir que concedam acesso de uso único às permissões mais sensíveis: microfone, câmara e localização. Da próxima vez que a aplicação necessitar de aceder aos sensores, tal será novamente solicitado.

Além disso, e caso não estejam a utilizar uma app durante algum tempo, poderão agora fazer com que essa aplicação não aceda mais aos vosso dados. O Android irá “reinicializar” as permissões das aplicações não utilizadas. Obviamente, poderão sempre decidir voltar a conceder essas permissões à aplicação da próxima vez que a usarem.

Por último, destacamos ainda uma novidade no Modo Avião, útil para quem tem auriculares sem fios. Quando atualizarem para o Android 11, irão reparar que, ao ativarem esse modo, o Bluetooth já não será desativado.

A nova versão do SO da Google já chegou aos equipamentos Pixel e, diz a empresa, também a smartphones OnePlus, Xiaomi, OPPO e realme. De resto, não existe uma lista oficial sobre quais os modelos que poderão ser atualizados para o Android 11, mas basta que fiquem atentos, uma vez que, se tiverem um smartphone recente e com boas características, deverão receber a nova atualização em breve.

Entretanto, a Google também anunciou a versão Go do Android 11, que também traz alguma novidades. Não só estreia a navegação por gestos (útil para smartphones com ecrãs de maiores dimensões), como promete maior desempenho em smartphone com até 2GB de RAM – neste caso, serão até 20% mais rápido na hora de abrir apps.

Sigam-nos

12,440FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
656SeguidoresSeguir

Relacionados

SwatchPAY! já funciona em Portugal

Para já, a parceria de pagamento contactless através da nova linha de relógios é exclusiva da Caixa Geral de Depósitos até 15 de janeiro.

Cat S42 é considerado o primeiro smartphone antibacteriano

Todas as superfícies externas do smartphone robusto Cat S42 têm proteção avançada de produto antimicrobiano.

Análise – Xiaomi Mi True Wireless Earphones

Apesar do design um pouco mais robusto e a curta autonomia apresentada, o preço dos Xiaomi Mi True Wireless Earphones faz com que sejam uma opção a ter em conta.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Os produtos Celeiro chegaram ao Uber Eats

Uma aposta do Uber Eats em disponibilizar uma oferta no que toca à alimentação sustentável e saudável.