E utiliza 50% menos memória.
Desde o seu lançamento em 2017, o Microsoft Teams tem primado pela capacidade de reunir todas as ferramentas de comunicação e colaboração num único local. Quer seja utilizado para trabalhar, para o ensino ou para a vida no geral, mais de 280 milhões de pessoas dependem do Teams, mensalmente, para se manterem produtivas e ligadas a colegas, parceiros, clientes, amigos e família.
Com base nas recomendações dos utilizadores, a Microsoft apresenta hoje uma nova versão totalmente renovada do Teams. A nova app foi desenvolvida em torno de quatro eixos: velocidade, desempenho, flexibilidade e inteligência – proporcionando um desempenho até 2x mais rápido, enquanto utiliza 50% menos memória para que os utilizadores poupem tempo e colaborem de forma mais eficiente. A experiência do utilizador também foi melhorada para que seja mais simples de utilizar e mais fácil encontrar tudo num só local. Estas melhorias são a base para novas experiências potenciadas por Inteligência Artificial, tais como o Copilot, anunciado no início deste mês.
Embora muitas das melhorias tenham sido incorporadas na aplicação existente do Teams, a maioria das novidades só estará disponível com a nova versão. Eis uma versão resumida do que podem esperar:
- Mais Rápido – O grande objetivo para o Teams era torná-lo duas vezes mais rápido, utilizando metade dos recursos do sistema. Para tal, foi feito um investimento de base para reformular a plataforma de modo a otimizar a arquitetura de dados, rede, chat, e vídeo para atingir mais velocidade e melhor desempenho. Através da colaboração com a empresa independente de benchmarking GigaOm, foi possível quantificar ganhos em termos de desempenho, com destaque para a abertura da aplicação e das reuniões, agora duas vezes mais rápida, e para o consumo de memória, a diminuir para metade durante o teste do preview do novo Teams, comparativamente com a edição anterior;
- Mais Simples – Incorporação de melhorias na experiência central do Teams vão facilitar a manutenção das suas notificações, a procura por informação, a gestão das mensagens e a organização dos canais – tudo em menor número de cliques;
- Mais flexível – Porque muitos dos clientes têm organizações que abrangem diversas contas, foi feito um investimento substancial para melhorar o modelo de autenticação, sincronização, e sistemas de notificações para proporcionar uma experiência consistente e sem interrupções. Por exemplo, muitos clientes precisam de colaborar com pessoas fora da sua organização, o que por vezes significa ter diversos canais de Teams. Em vez de entrar e sair sempre que tem de responder a um pedido podem agora permanecer ligado, independentemente do canal e perfil que estiver a utilizar;
- Mais Inteligente – O novo Teams será a base para a próxima geração de experiências de IA, incluindo aquelas que já anunciadas anteriormente, tais como recapitulação inteligente e o Copilot. A IA vai otimizar o trabalho em equipa, com a partilha de recaps de reuniões anteriores ou diálogos no chat.
A nova App Microsoft Teams deverá estar completamente disponível até ao final deste ano. Os clientes que utilizam Windows já podem aceder à nova app em preview, sendo que o objetivo é alargar a experiência a um conjunto mais vasto de clientes, incluindo os utilizadores Macs, ainda em 2023.