As novidades que o chef Emanuel Sávio apresentou no Celeiro unem o conforto da cozinha brasileira à essência natural da marca.
A gastronomia brasileira está, definitivamente, a ter um papel de maior relevo na ementa dos restaurantes Celeiro. E tudo graças ao chef Emanuel Sávio.
Em abril, o Echo Boomer esteve presente num evento onde foi então possível provar os três novos Tofu Cremoso, Feijoada à brasileira veggie e Baião de Dois. Tudo opções pensadas ao detalhe, desde a escolha dos ingredientes à combinação de sabores, texturas e cores.
O Tofu Cremoso apresentava-se como uma adaptação do tradicional Bacalhau com Natas, neste caso com o tofu a assumir o papel principal. Com uma textura cremosa, era combinado com batata-doce assada, azeitonas pretas e um molho bechamel aveludado, finalizado com um toque crocante de caju.
Provámos também uma versão 100% vegetal da Feijoada à Brasileira, acompanhada por couve, arroz e farofa de cebola com caju, mantendo os sabores característicos deste prato icónico. E em primeira mão, foi também possível experimentar o Baião de Dois, uma receita da avó do chef Emanuel Sávio, sendo esta uma versão vegetal de um clássico nordestino: arroz e feijão unidos com muitos vegetais e caju.
Pois bem, houxe mexidas, uma vez que o Tofu Cremoso e Feijoada à brasileira veggie saíram do menu, dando lugar a dois novos pratos: Cuscuz com molho verde e Tofu Teriaki.
No caso do Cuscuz com molho verde, temos um cuscuz preparado com abóbora, tomate cherry e pimentos assados, realçado por um molho verde de manjericão, coentros e hortelã que envolve o tofu num registo aromático e leve. Quanto ao Tofu Teriaki, é uma versão teriyaki em que o tofu, panado e dourado, ganha intensidade graças a um molho artesanal de perfil vincado e ligeiramente adocicado, finalizado com amendoim torrado e sementes de sésamo. Estas novidades chegam a todas as lojas Celeiro a partir de 1 de dezembro.
Já nas lojas, todas as sextas-feiras, têm uma sobremesa diferente. E são três ao todo: o Bolo de Coco Molhado recupera o ambiente das celebrações familiares, numa massa leve com notas de baunilha, humedecida com leite de coco e coberta por coco ralado; a Tapioca Cremosa aposta numa textura mais arejada, com camadas de coco – no creme, nas lascas e no aroma – equilibradas pela frescura cítrica das raspas de lima, numa proposta vegana; e o Bolo de Paçoca revisita a tradição doce brasileira através de uma massa macia enriquecida com leite vegetal e amendoim, terminada com brigadeiro de paçoca e uma paçoca artesanal feita na própria cozinha.
