A nova funcionalidade aproxima o ChatGPT de outros assistentes digitais tradicionais, permitindo o agendamento de lembretes e de ações futuras.
A OpenAI lançou recentemente uma nova funcionalidade que ainda está em fase beta para o ChatGPT, chamada “Tarefas”, que permite aos utilizadores agendar ações e lembretes para momentos específicos. A novidade está disponível, atualmente, para os subscritores dos planos Plus, Team e Pro, e torna a plataforma mais próxima da oferta de assistentes digitais mais tradicionais, como o Google Assistant ou a Siri, ainda antes destes terem recebido funcionalidades “inteligentes”.
Agora, os utilizadores podem pedir ao ChatGPT para realizar diversas ações em momentos pré-determinados ou de forma recorrente. Ações como receber uma previsão do tempo diária a uma hora específica, ser notificado sobre a data de validade de um documento, entre outras, o ChatGPT poderá ainda assumir a gestão dessas tarefas, ajudando a organizar o fluxo de trabalho seus utilizadores de forma mais eficiente.
Para aceder a esta funcionalidade, os utilizadores deverão selecionar a opção de tarefas agendadas no menu de modelos do ChatGPT. A partir daí, basta indicar a ação desejada e o momento em que a tarefa deve ser realizada. O chatbot também será capaz de sugerir tarefas com base nas interações do utilizador, embora essas sugestões necessitem de validação antes de serem concretizadas. As tarefas podem ser geridas tanto nas conversas, como numa nova secção chamada Tarefas/Tasks, que se encontra disponível no menu do perfil do utilizador na versão web. Após a conclusão de uma tarefa, o utilizador receberá uma notificação em todas as plataformas, incluindo web, desktop e dispositivos móveis.
No entanto, esta opção ainda surge limitada, pois cada utilizador pode ter apenas, no máximo, 10 tarefas ativas ao mesmo tempo. Para além disso, esta funcionalidade está restrita a subscritores, sendo que a OpenAI não especificou se será eventualmente disponibilizado para utilizadores gratuitos.