Depois de uma longa espera, a aplicação dedicada chega finalmente ao sistema operativo da Microsoft.
Depois da versão para o sistema operativo da Apple, o macOS, a Open AI anunciou uma versão da aplicação para Windows, que já pode ser instalada em máquinas compatíveis. Mas, para já, surge em estado beta.
A aplicação do ChatGPT para Windows oferece a grande maioria das funcionalidades presentes na versão para macOS, incluindo suporte de envio de ficheiros e de fotos, capacidade de fazer resumos de documentos e suporte de criação de imagens via DALL-E 3. Este novo software também fornece acesso ao modo de linguagem mais recente da OpenAI, chamado o1. Os utilizadores também podem minimizar a aplicação para poder utilizá-la juntamente com outras aplicações do Windows, podendo até usar o comando “Alt + Espaço” para abrir rapidamente a aplicação.
Contudo, por se tratar de uma versão beta, a aplicação ainda conta com várias limitações. Por exemplo, não suporta comandos de voz, incluindo o modo de voz avançado que foi recentemente lançado. Para além disso, algumas das funcionalidades que habitualmente se podem utilizar na aplicação, como a GPT Store, ainda não funcionam.
O ChatGPT para Windows está disponível para download através da Microsoft Store
Outra grande limitação é que, para já, a aplicação para Windows não pode ser usada com uma conta gratuita. Para se poder explorar esta nova forma de usar o ChatGPT no Windows, os utilizadores necessitam de um plano pago associado à sua conta, seja Plus, Team, Business ou Education. De acordo com a OpenAI, as portas serão abertas a todos os utilizadores até ao final do ano, com uma versão, também ela considerada “final”.
O ChatGPT para Windows pode ser descarregado através da Microsoft Store.