Cepsa muda de nome para Moeve e assume compromisso com futuro verde

- Publicidade -

Esta alteração responde também ao seu objetivo de acelerar a sua descarbonização e a dos seus clientes, através de um investimento até 8 mil milhões de euros.

A Cepsa acaba de mudar de nome. Agora chama-se Moeve e marca um ponto de viragem na sua história, afirmando-se como um dos líderes europeus na transição energética. Esta mudança de nome simboliza a profunda transformação da empresa e o seu compromisso total com a energia e a mobilidade sustentáveis, pilares da sua estratégia “Positive Motion” para 2030.

Com um investimento de 8 mil milhões de euros, dos quais mais de 60% serão alocados a negócios sustentáveis, a Moeve acelera a descarbonização da sua atividade e a dos seus clientes. O foco estratégico centra-se na produção de hidrogénio verde, biocombustíveis de segunda geração (2G), produtos químicos sustentáveis e carregamento elétrico ultrarrápido.

Desde o lançamento da “Positive Motion” em 2022, a Moeve tem vindo a desenvolver um ecossistema de alianças com mais de 60 empresas de vários setores, impulsionando a implementação de projetos inovadores e promovendo diferentes cadeias de valor.

Hidrogénio Verde e Corredor Marítimo

No âmbito do hidrogénio verde, destaca-se o Vale Andaluz de Hidrogénio Verde, o maior projeto europeu apresentado até à data, com uma capacidade prevista de 2.000 MW em 2030. A Moeve promoveu também a criação de um corredor marítimo entre os portos de Algeciras e Huelva e o porto de Roterdão, ligando o sul e o norte da Europa para o transporte de hidrogénio verde. Adicionalmente, está a desenvolver novas fábricas verdes de metanol e amoníaco em colaboração com parceiros estratégicos.

Biocombustíveis e Biometano

Em Palos de la Frontera (Huelva), a Moeve está a construir o maior complexo de biocombustíveis 2G do sul da Europa, com capacidade para produzir anualmente um milhão de toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF) e diesel renovável (HVO). A empresa já comercializa estes combustíveis em sete dos principais aeroportos espanhóis e em mais de 60 portos nacionais. Simultaneamente, avança com projetos de desenvolvimento de cerca de 30 centrais de biometano em Espanha e em projetos de valorização de resíduos para a produção de biogás, uma alternativa sustentável ao gás natural.

Rede de Carregamento Elétrico Ultrarrápido e transformação das Estações de Serviço

A rede de estações de serviço Moeve já conta com mais de 160 pontos de carregamento ultrarrápido em funcionamento, prevendo-se atingir os 400 pontos até ao final do ano, consolidando uma das maiores redes de carregamento elétrico ultrarrápido em Espanha e Portugal. A empresa está também a implementar uma ambiciosa transformação dos seus postos de abastecimento, expandindo a oferta de alternativas energéticas e integrando novos serviços de restauração, recolha de encomendas e lojas.

Química sustentável

A Moeve está empenhada em transformar o seu portefólio de produtos químicos, priorizando soluções sustentáveis. Atualmente, produz e comercializa LAB (matéria-prima para detergentes biodegradáveis) e fenol a partir de matérias-primas e fontes de energia renováveis. Em Huelva, está a construir uma fábrica de álcool isopropílico (IPA), a primeira em Espanha a utilizar hidrogénio verde, substituindo matérias-primas fósseis por materiais sustentáveis na produção de géis hidroalcoólicos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados