O Celeiro apresentou novas refeições vegan, sem glúten e prontas a levar, criadas com o Chef Emanuel Sávio.
No Celeiro, um dos pilares mais importantes da marca são as refeições. As opções servidas nos restaurantes da empresa, em regime de takeaway, são preparadas diariamente, com ingredientes naturais (e maioritariamente de origem vegetal), de forma artesanal – apesar de serem feitas em grandes quantidades -, ou seja, é tudo caseiro. Portanto, tudo pensado para uma alimentação equilibrada, saborosa e consciente.
Na cozinha do Celeiro, são produzidas todas as refeições, sopas, sobremesas e quiches que encontramos nas lojas da marca em todo o país, utilizando métodos que preservam os nutrientes e respeitam o sabor natural dos alimentos. E claro, ao longo do tempo, há a preocupação de desenvolver receitas novas, garantindo sempre que são nutritivas, saudáveis e cheias de sabor. Mais recentemente, algumas receitas foram reformuladas, privilegiando ingredientes isentos de glúten, e também chegaram novas sopas e refeições para takeaway.
Para a marca, a sua diferenciação em relação à concorrência está no facto de apresentar refeições com receitas equilibradas e funcionais. Por exemplo, as ementas são desenvolvidas em colaboração com nutricionistas e chefs para garantir um perfil nutricional completo, com destaque para proteínas vegetais, cereais integrais e gorduras saudáveis. A grande maioria das opções é sem glúten, e também vegan. Isto significa também que o Celeiro evita fritos, aditivos artificiais e excesso de sal.
Também as embalagens merecem destaque. São compostáveis e a respetiva produção é ajustada para minimizar o desperdício. Além disso, os ingredientes são reaproveitados sempre que possível – por exemplo, se em determinadas lojas alguns alimentos estiverem prestes a terminar o prazo de consumo, esses produtos são enviados para a cozinha do Celeiro para que se possa desenvolver uma nova receita e, dessa forma, evitar o desperdício alimentar.
Sempre atentos à inovação, o Celeiro juntou-se ao Chef Emanuel Sávio para criar três novos pratos: Tofu Cremoso, Feijoada à brasileira veggie e Baião de Dois. Tudo opções pensadas ao detalhe, desde a escolha dos ingredientes à combinação de sabores, texturas e cores.
Recentemente, num evento no qual o Echo Boomer esteve presente, foi possível devorar as três refeições. Começando pelo Tofu Cremoso, foi inspirado no Bacalhau com natas e destaca a versatilidade do tofu com uma textura aveludada e temperos que realçam o seu sabor. Um prato com base de batata doce assada, uma camada de tofu desfiado e azeitonas, tudo envolvido num bechamel aveludado com um topping de caju crocante.
Depois provámos também a Feijoada à brasileira veggie, que pelo nome se percebe ser um clássico reinventado. Trata-se de uma versão 100% vegetal da icónica feijoada, servida como no Brasil: acompanhada de couve, arroz e farofa de cebola com caju.
Por último, e em primeira mão, devorámos também o Baião de Dois, uma receita da avó do chef Emanuel Sávio, sendo esta uma versão vegetal de um clássico nordestino: arroz e feijão unidos com muitos vegetais e caju.
O Tofu Cremoso está disponível às segundas-feiras, enquanto que, às sextas-feiras, encontrarão nas lojas Celeiro com restaurante uma a Feijojada à brasileira veggie. Para breve chegará então às lojas o Baião de dois, uma vez que acaba por ser um prato a pensar nos dias mais quentes.
O preço das refeições, disponíveis em todas as lojas Celeiro com restaurante, é de 7,99€, com a possibilidade de um menu que inclui prato e sumo natural, por 9,25€.