Município de Arraiolos e Património Cultural I.P. reforçam parceria para preservar e valorizar o monumento nacional até 2027.
O Castelo de Arraiolos vai entrar numa nova etapa do seu processo de recuperação, graças à Adenda ao Acordo de Cooperação e Financiamento estabelecido entre o Património Cultural I.P. e o Município de Arraiolos. O documento, formalizado no final de 2025, dá continuidade ao compromisso assumido em dezembro de 2024 e que permitiu, ao longo de 2025, a execução da primeira fase de intervenção, centrada na conservação e restauro da Torre do Relógio.
Esta nova Adenda prevê apoio financeiro do Património Cultural para a implementação da 2ª Fase de intervenção, dedicada à preservação, recuperação e valorização de um troço da muralha do Castelo de Arraiolos, monumento nacional classificado desde 1910. O organismo estatal compromete‑se a financiar 350.000€, valor que será igualado pelo Município, perfazendo um investimento total de 700.000€.
A empreitada, que será lançada como obra pública, visa consolidar e restaurar estruturas essenciais do castelo, reforçando a proteção e a valorização de um dos mais emblemáticos símbolos patrimoniais do concelho. A intervenção insere‑se numa estratégia mais ampla de salvaguarda do património histórico local, garantindo melhores condições de conservação e promovendo o potencial cultural e turístico do monumento.
De acordo com o acordo agora atualizado, os trabalhos deverão estar concluídos até 31 de dezembro de 2027, marcando mais um passo na recuperação integral do Castelo de Arraiolos e no reforço da sua importância histórica e identitária para a região.
