O equipamento permite a reciclagem de 12 fluxos de resíduos.
“Cada dia, um local. Levamos a reciclagem até si.” É mesmo este o slogan de apresentação daquele que é o primeiro Ecocentro Móvel do país. Inaugurado na passada quinta-feira em Cascais, o equipamento irá circular pelo concelho, estando presente em diferentes freguesias a cada dia da semana.
O Ecocentro Móvel permite a reciclagem de 12 fluxos de resíduos distintos (cabos elétricos, pequenos eletrodomésticos, pilhas e baterias, toners e tinteiros, lâmpadas, latas de spray, loiças, espelhos e vidros, cassetes, DVDs e CDs, latas de tinta, livros e revistas, rolhas, caricas), possibilitando o desvio dos resíduos indiferenciados dos “resíduos perigosos domésticos”, cuja fração terá de ser recolhida seletivamente por toda a União Europeia até 1 de janeiro de 2025.
Este equipamento permitirá robustecer o sistema de reciclagem e contribuir para a Economia Circular no concelho, reforçando a implementação de políticas de sustentabilidade a nível local. Em breve, vão ser instalados mais seis Ecocentros fixos em todo o concelho.