A “casa do futuro” abriu para visitas em Matosinhos

- Publicidade -

Assenta em energias limpas e inteligência artificial.

Hoje, a Iberdrola inaugurou, na rua de Goa 2, em Matosinhos, uma infraestrutura rotativa assente num modelo de sustentabilidade energética e completamente adaptada à mobilidade elétrica. Movida a energia verde, ligada a sistemas de inteligência artificial e de internet of things, esta infraestrutura permite vislumbrar uma casa de um futuro próximo. E sim, está aberta a visitas todos os dias úteis.

Com tecnologia portuguesa patenteada em 77 países, esta casa do futuro inspira-se no movimento do girassol, rodando para criar zonas de sombra no verão, aumentar a exposição solar no inverno e potenciar a eficiência energética. Este edifício inteligente e inovador acompanha o sol enquanto produz energia limpa através de painéis fotovoltaicos, oferecendo espaços dinâmicos, totalmente adaptáveis a quem os utiliza.

Para provar a eficácia quotidiana de soluções energéticas verdes, a Iberdrola adaptou o protótipo de casa a uma Smart Store, apostando na demonstração de opções de energia solar e mobilidade elétrica verde. Instalou painéis solares que fornecem energia a toda a infraestrutura, desde a sua rotação a todos os equipamentos e aplicações tecnológicas no seu interior, instalando também cinco postos de carregamento de viaturas elétricas no exterior, cuja exploração se estende durante um período de 10 anos.

No interior, os visitantes encontrarão aplicações tecnológicas de ponta alimentadas com energia proveniente de fontes renováveis, como um sistema de monitorização por Wi-Fi do perfil de consumo e produção e app wallbox, que permite gerir remotamente as sessões de carregamento e consultar as estatísticas de consumo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados