Conselho: levem tudo na desportiva. E aproveitem a boa comidinha.
Quem vai ao Rock in Rio Lisboa pode ainda não saber, mas aqueles que vivem na Bela Vista, ou lá perto, decerto saberão da existência da Casa de Pedra. Afinal de contas, apresenta-se como um “autêntico refúgio” para realizar festas ou eventos em Lisboa.
O edifício, localizado junto à entrada principal do Parque da Bela Vista, constitui um excelente exercício de recuperação arquitectónica das antigas quintas que deram origem ao Parque. O espaço é amplo, de pé direito generoso, numa sala de ambiente simples e despretensioso, onde os detalhes da pedra, a descoberto, prestam o testemunho do tempo. As janelas grandes abrem-se de um lado e de outro, convidando a descobrir os dois espaços de esplanada que completam a capacidade da sala e se envolvem com o parque, numa partilha única que transforma a Casa de Pedra num lugar especial.
Em 2020, num ano marcado para pandemia, e após algum tempo a dedicar-se a receber aniversários, batizados, casamentos e os mais variados eventos corporativos (team building, reuniões de quadros, lançamentos de produto) ou festas, a Casa de Pedra começou a servir refeições à distância. Depois, quando tal foi possível, começou a receber clientes no espaço, mais propriamente a partir de maio de 2021.
Porém, o espaço é mais do que apenas um restaurante. No fundo, é um local que reúne cultura e gastronomia. E para tirar as teimas, e já depois de termos passado pelo espaço várias vezes em modo evento, fomos recentemente à Casa da Pedra não só para conhecer o novo menu, mas também para soltar umas gargalhadas. Nós explicamos.
Todas as quartas-feiras, a Casa da Pedra recebe noites de comédia em parceria com o Lisboa Comedy Club, espaço dedicado ao stand up comedy na capital portuguesa que ganhou uma segunda vida em 2021. Este clube de comédia tem-se desdobrado em iniciativas com vários estabelecimentos, mostrando um dinamismo assinalável para não acontecer o que aconteceu no passado e que levou ao encerramento do espaço. Assim, a mais recente parceria é com a Casa da Pedra, com o comunicado de imprensa a dizer que o “Lisboa Comedy Club selecionou os melhores comediantes da língua portuguesa que prometem temperar o jantar com muito riso”. Mas será que é mesmo assim? Bom, de facto não foi nada assim na noite em que visitámos o espaço.
Se forem de propósito ao espaço para presenciar uma noite de comédia, e repetindo-se aquilo que aconteceu nesta noite, podem esperar duas coisas: atrasos… e “comediantes” que ainda estão a dar os primeiros passos neste mundo.
Por exemplo, o horário prevê que as atuações comecem às 20h, porém, se a essa hora o espaço não contar com muita gente, as atuações atrasam bastante, iniciando-se o serão às 21h. Quanto a quem atua… bom, a verdade é que estas iniciativas servem para dar a conhecer novos valores do stand up nacional. Ainda assim, irão encontrar amadores, uns com mais piada que outros. Uns têm potencial para se tornar nomes fortes do humor, outros terão aqui somente um hobby e cairão no esquecimento. Em qualquer dos casos, preparem-se para boas e más atuações, com mais e menos gargalhadas. Faz parte. E levem tudo na desportiva – caso um deles se meta convosco.
No que toca ao menu, convém realçar que, nas noites de comédia, existe uma carta mais compacta, isto é, a aposta aqui é para algo que evite o uso de talheres. Poderão começar pelo Pão de Alho (simples ou recheado com mozarella e bacon) ou pelas Chicken Wings Coreanas (Asinhas de frango crocantes e gojuhan); depois passar para uma das nove pizzas disponíveis ou optar por um Prego (Atum ou Novilho) ou Hambúrguer (há opção vegetariana) e finalizar com uma Mousse de Chocolate (com amêndoa tostada, flor de sal e zest de laranja) ou Churros Casa de Pedra.
Já se visitarem o espaço sem ser nas noites de quarta-feira, aí sim, terão acesso ao menu completo em todo o seu esplendor. E há mesmo muitas opções.
Só na secção Para Partilhar or not, há Bolinhas de Pizza, Húmus de Abacate e Ervas e Crudités, Pica-Pau de Atum ou Novilho, O Nosso Ceviche, Ovos Rotos e Tártaro de Beterraba e Manjericão, entre outras coisas. Têm também quatro saladas diferentes, várias massas e risottos e outras opções não disponíveis no menu mais compacto. Como vos dissemos, são pratos que requerem o uso de garfo e faca… ou colher.
Para complementar a refeição, têm vinhos, sangrias e vários cocktails, que por acaso são ótimos. Convém ainda dizer que, de segunda a sexta, das 12h30 às 15h30, está disponível o menu executivo que inclui uma entrada (salada ou sopa), prato principal (diferente todos os dias), uma bebida (refrigerante, cerveja ou Somersby) e um café.
Referir ainda que a Casa da Pedra tem outras iniciativas: às sextas-feiras sobe ao palco a banda Back Up, que se apresenta às 23h para tocar os maiores hits do pop e do rock; e aos sábados é a vez do grupo Samba é 1 Só trazer o ritmo brasileiro direto à Bela Vista.
Para quem prefere um final de tarde diferente, às sextas e sábados à tarde da Casa da Pedra apresenta o Sunsets by AIMC, uma discotecagem cheia de sucessos que vai abrir e encerrar os concertos desses dias. Aos domingos, Serginho Mota dá-nos música entre as 13h e as 16h, com um repertório composto por uma infinidade de temas da música mundial. A entrada é livre.
São muitos os motivos para visitar a Casa da Pedra. Mas atenção: como o espaço é limitado, recomenda-se reserva antecipada, seja através do site oficial ou ligando para o 910800326.
A Casa da Pedra funciona aos domingos, segundas, terças das 12h30 às 18h; às quartas das 12h30 às 23h; e às quintas, sextas e sábados das 12h30 às 2h.