No passado dia 3 de abril, a Carris Metropolitana, já após ter introduzido imensas alterações nas áreas 1, 3 e 4, levou a cabo mais alterações, desta vez focadas nas zonas de Odivelas, Loures e Vila Franca de Xira.
Vamos conhecer as novidades.
Odivelas
Linhas 2525, 2719 e 2778
A linha 2778 | Lisboa (C. Grande) – Santo Antão do Tojal foi integrada nas linhas 2719 | Lisboa (C. Grande) – Loures e 2525 | Santo Antão do Tojal – Sr. Roubado (Metro). No caso da linha 2525, há reforços de 18 novos horários aos dias úteis.
Linha 2750 | Alteração de percurso
A linha 2750 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) via C. Montachique Odivelas (Metro) e Lumiar teve o seu percurso alterado, passando a efetuar percurso via interior da Chamboeira, LouresShoping, Odivelas (Metro) e Av. Padre Cruz.
Esta linha substitui as linhas 2503, 2510 e 2520.
Linha 2761 e 2512
Entrou em operação uma nova linha em Loures: 2761 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) via Cabeço de Montachique e Ramada. Uma vez que a linha 2761 passa a servir de forma mais eficaz as localidades de Bucelas, Odivelas e Ramada, a atual 2512 foi desativada e substituída.
Linha 2764
A linha 2764 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) teve ajustes de percurso e horário. A linha passou a ter percurso único, deixando de efetuar percurso pelo LoureShopping e Odivelas Metro. Além disso, conta agora com ajustes nos seus horários aos fins de semana, uma vez que os horários da 2764 passaram a ser assegurados pela linha 2706.
Loures e Vila Franca de Xira
As alterações incluem reforços nos horários, ajustes de percursos e a introdução de novas linhas. As alterações têm o objetivo de otimizar o serviço, proporcionando uma cobertura mais abrangente e horários mais convenientes para atender às necessidades dos passageiros.
Linhas 2021, 2038 e 2039
Entraram em operação duas novas linhas em Loures: 2038 | Bucelas – Loures | Circular via Riba e 2039 | Bucelas – Zambujal via Sete Casas e Loures.
Uma vez que as novas linhas passam a servir as localidades de Loures, Infantado, Santo Antão do Tojal e Manjoeira de forma mais eficaz, a atual 2021 foi desativada e substituída pelas linhas 2038 e 2039, que oferecem maior abrangência horária.
A nova linha é de tipologia Longa. Desta forma, para viagens ocasionais nestas linhas, o navegante a bordo tem o valor de 2,60€, enquanto o navegante pré-pago custa 1,55€. Também são aceites passes navegante Municipal e navegante Metropolitano.
Linhas 2022, 2719 e 2778
As linhas 2022 | Loures – Monte Esperança e 2778 | Lisboa (C. Grande) – Santo Antão do Tojal foram integradas na linha 2719 | Lisboa (C. Grande) – Loures, que passou a efetuar percurso até ao Monte Esperança.
Linhas 2023 e 2725
A linha 2023 | Loures C.Com. – Sacavém (Estádio) foi integrada na linha 2725 | Estação Oriente – Loures (zona comercial), que passou a efetuar percurso único entre Estação do Oriente e Loures (zona comercial). E com isto houve também ajustes nos horários.
Linhas 2025 e 2727
A linha 2727 | Lisboa (Oriente) – Loures (HBA exterior) teve alterações no seu percurso, sendo prolongada ao Hospital Beatriz Ângelo (Exterior), passando a efetuar percurso único entre Estação do Oriente e Loures (HBA exterior).
Uma vez que a linha 2727 realiza percurso similar, a atual 2025 foi desativada e substituída pela linha 2727, que teve um reforço nos seus horários de forma a garantir uma maior abrangência horária.
Linhas 2032, 2033 e 2539
As linhas 2032 | Sacavém (Estação) | Circular via São João da Talha e 2539 | Santa Iria da Azóia (Estação) | Circular via São João da Talha tiveram alterações nos seus percursos. A linha 2032 passou a iniciar e terminar em Sacavém (Estação), ao passo que a linha 2539 passou a iniciar e terminar em Santa Iria de Azóia (Estação).
Uma vez que o território passou a ser servido de forma otimizada entre as duas linhas, a atual 2033 foi desativada e substituída pelos novos percursos circulares das linhas 2032 e 2539.
Linhas 2036 e 2709
As linhas 2036 | Bairro Angola – Bairro Angola via Camarate e 2709 | Bairro de Angola | Circular via Camarate, que servem a localidade de Camarate, tiveram alterações nos seus percursos. As linhas contaram ainda com ajustes nos seus horários.
A linha 2036 passou a iniciar e terminar na Avenida das Comunidades, em Sacavém. Já a inha 2709 | Bairro de Angola | Circular via Camarate passou a iniciar e terminar no Bairro de Angola (Escola Secundária).
Linhas 2305 e 2533
A linha 2533 | Alverca (Estação) – Santo Antão do Tojal teve alteração no seu percurso, passando a efetuar percurso único entre Alverca (Estação) e Santo Antão do Tojal, via Bairro da Chasa, Urbanização da Malvarosa e Bairro Casal das Areias. A linha 2533 conta ainda com ajustes e reforços de oito novos horários.
Uma vez que a linha 2533 passa a servir de forma mais eficaz a localidade de Alverca, a atual 2305 foi desativada e substituída pela linha 2533.
Linhas 2320, 2321 e 2337
A partir de abril, será introduzida uma nova linha em Vila Franca de Xira, 2337 | Vila Franca de Xira | Circular, que visa garantir o serviço às duas principais escolas da cidade, EB Vasco Moniz e ES Alves Redol. Esta linha circular promoverá ainda a ligação entre as zonas periféricas e o centro da cidade.
Uma vez que a nova linha circular passa a servir de forma mais eficaz esta localidade, as atuais 2320 e 2321 serão desativadas. Os novos horários da linha 2337 garantem uma maior amplitude horária para o passageiro.
A nova linha terá uma tipologia Próxima. Desta forma, para viagens ocasionais nestas linhas, o navegante a bordo terá o valor de 1,25€ enquanto o navegante pré-pago terá um custo de 0,85€. Também são aceites passes navegante Municipal e navegante Metropolitano.
Linhas 2503, 2510, 2520 e 2750
As linhas 2503 | Bucelas – Santo Antão do Tojal, 2510 | Bucelas – Sr. Roubado (Metro) e 2520 | Loures (C.Comercial) – Sr. Roubado (Metro) foram integradas na linha 2750 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) via C. Montachique Odivelas (Metro) e Lumiar, que passou a efetuar percurso via interior da Chamboeira, LouresShoping, Odivelas (metro) e Av. Padre Cruz.
Linha 2537
A linha 2537 | P.S.I.(Est) – Santo Antão Tojal passou a efetuar percurso único entre Póvoa Sta. Iria (Est.) e Sto. Antão do Tojal, via Alpriate.
A linha teve reforço de sete novos horários, mantendo partida de 30 em 30 min nas horas de ponta da manhã e da tarde, e durante o dia passa a circular de 50 em 50 minutos.
Linha 2538
A linha 2538 | P.S.I.(Est) – Santo Antao Tojal via Alpriate passou a efetuar percurso único entre Póvoa de Santa Iria (Estação) e Santo Antão do Tojal, via Alpriate e Zambujal. Conta também com ajustes nos seus horários, de forma a manter uma cadência de 45 em 45 min.
Linhas 2711 e 2732
A linha 2732 | Praça J.Q – Praça José Queirós via Camarate foi integrada na linha 2711 | Charneca – Lisboa (Oriente), via Bairro de Santiago, que passou a efetuar o percurso único entre Estação do Oriente e Charneca, via Bairro de Santiago, Urbanização Parque das Oliveiras e Bairro da Car. Há, também, reforços de horários.
Linha 2761, 2512 e 2039
Há uma nova linha em Loures: 2761 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) via Cabeço de Montachique e Ramada. Uma vez que a linha 2761 passa a servir de forma mais eficaz as localidades de Bucelas, Odivelas e Ramada, a atual 2512 foi desativada e substituída pela linha 2761. Entre as localidades de Bucelas e Santo Antão do Tojal, via Zambujal, o território é melhor servido pela linha 2039.
Linhas 2525, 2719 e 2778
A linha 2778 | Lisboa (C. Grande) – Santo Antão do Tojal foi integrada nas linhas 2719 | Lisboa (C. Grande) – Loures e 2525 | Santo Antão do Tojal – Sr. Roubado (Metro).
Linhas 2779 e 2782
Mais uma nova linha em Loures: 2782 | Bucelas – Lisboa (C. Grande) via Ribas e Manjoeira. Uma vez que a linha 2782 passou a servir de forma mais eficaz as localidades de Santo Antão do Tojal e Odivelas, a atual 2779 foi desativada e substituída pela linha 2782. Mas atenção que, no caso de Santo Antão do Tojal e Odivelas, a nova linha serve apenas estas localidades aos fins de semana.
É triste este serviço fazem horários que querem não os cumprem são mal formados mal educados enfim o pior serviço em pleno século XXI ao que chegamos janelas trancadas não há circulação de ar não medem por vezes a velocidade não a controle nem vigilância os fiscais que aparecem deixam dúvidas bem por vezes falar português correto sabem afinal quem é o rei das bananas deste serviço?