Tecnologia da Realme vai permitir carregar a bateria do smartphone em apenas 5 minutos.
As baterias ficaram para trás na evolução tecnológica, e hoje é o calcanhar de Aquiles dos smartphones, tablets e, até, dos carros elétricos. Para compensar essa situação, as fabricantes apostam nas tecnologias de carregamento cada vez mais rápido. Já não são raros os equipamentos que contam com suporte para carregamento rápido de 120W, que, no caso de um smartphone com uma bateria de 5000mAh, representa 19 minutos de carregamento dos 0 aos 100%. E se essa tecnologia fosse melhorada para que demorasse apenas 5 minutos?
Pode parece algo quase irrealista, mas a verdade isso é algo que a Realme está em vias de anunciar. A empresa está atualmente a testar o carregamento rápido a 300W, que vai permitir carregar totalmente a bateria do smartphone em apenas 5 minutos. E se acham que a empresa não tem essa capacidade, ficam já a saber que foi a primeira empresa a disponibilizar o carregamento rápido a 65W, em 2021, com o Realme GT Master Edition, que carregava uma bateria de 4300mAh em apenas 33 minutos. Em 2022, foi pioneira a lançar o carregamento rápido de 150W, com o Realme GT Neo 3, que carrega 50% de uma bateria de 4500mAh em apenas 5 minutos.
Com o seu topo de gama mais recente, lançado em 2023, o Realme GT Neo 5, a empresa estreou o carregamento ainda mais rápido de 240W, permitindo aos utilizadores recarregar a bateria do smartphone em apenas 10 minutos. Portanto, assumimos neste momento que o seu sucessor se destina a esta nova tecnologia de carregamento rápido de 300W.
Embora os detalhes sobre esta nova tecnologia sejam escassos, Francis Wong, o gerente de marketing da Realme, falou em alguns aspetos específicos, como tempos de carregamento e desvantagens. Uma demonstração mostrou que o telefone atinge 50% de carga em menos de três minutos, com carga completa em apenas cinco minutos.
Contudo, esta tecnologia também tem as suas desvantagens. Na verdade, o smartphone pode superaquecer, diminuindo assim a saúde e a vida útil da sua bateria. Precisamente por esta razão, a empresa deverá garantir tecnologia adequada para suportar potências deste calibre, por exemplo com sistemas de refrigeração por câmara de vapor, o que poderá, no entanto, aumentar os custos do telefone.
Será interessante ver se e como a Realme apresentará ao mercado esta nova tecnologia de carregamento rápido de 300W. Esta inovação poderia realmente significar um grande avanço no setor e permitiria reduzir drasticamente os tempos de carregamento dos dispositivos.