Carregador USB-C universal obrigatório a partir de 28 de dezembro

- Publicidade -

A lei europeia que torna norma o carregador USB-C universal, entra em vigor dentro de alguns dias.

A União Europeia começará em breve a implementar uma nova norma para reduzir os resíduos eletrónicos e promover a sustentabilidade, impondo o recurso a um carregador universal (ou seja, igual) para dispositivos eletrónicos. Até agora, era comum os consumidores adquirirem dispositivos novos com carregadores específicos, muitas vezes incompatíveis com os restantes equipamentos. Esta prática, com o tempo, não só se torna inconveniente para os utilizadores como gera um elevado volume de resíduos e contribuí para o desperdício de recursos.

Com o novo regulamento, passa a ser exigido que todos os dispositivos eletrónicos, como smartphones, tablets, auriculares sem fio, leitores de e-books, teclados e câmaras digitais, sejam compatíveis com um único carregador USB-C universal. Um carregador USB- C será suficiente para muitos equipamentos de baixo consumo energético, sendo que os dispositivos mais exigentes em termos de energia, como os portáteis, terão mais tempo até se adaptarem à nova regra, com um prazo final a 28 de abril de 2026.

Assim, já a partir do próximo dia 28 de dezembro de 2024, todos os dispositivos abrangidos por esta lei deixarão de ser obrigatoriamente entregues com o seu próprio carregador. Em vez disso, será possível adquirir um carregador universal separadamente ou reutilizar um carregador existente. No fundo, o que já acontece concorrentemente no mercado dos smartphones, que na sua maioria apenas incluem um cabo. Para facilitar esta transição, as embalagens dos dispositivos trarão selos e ícones informativos, indicando se o carregador está incluído ou não.

carregador 2
Novo selo indicativo de Carregador Incluído e Carregador Ausente.

Para além disso, este selo também deverá especificar as características do carregador, informando o utilizador do nível de potência suportada e a conformidade com o padrão USB-PD (Power Delivery), que ajusta automaticamente a potência para garantir uma carga eficiente e segura.

carregador 12
Exemplo de carregador que pode fornecer de 4,5 a 30 W e suporta USB-PD

O carregador USB-C torna-se obrigatório a 28 de dezembro

Esta medida é um passo importante para a redução dos resíduos eletrónicos e para a promoção de práticas mais ecológicas, ao mesmo tempo que simplifica a vida dos consumidores, que poderão utilizar um único carregador para vários dispositivos. Prevê-se que o impacto a longo prazo seja positivo, tanto para os consumidores como para o meio ambiente, ao reduzir a produção excessiva de carregadores e ao facilitar a gestão de resíduos.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados