Carlos Tavares prevê cisão na Stellantis e possível abandono da Tesla do setor automóvel

- Publicidade -

Português antevê reconfiguração da indústria, com pressão chinesa e desafios estruturais nos grandes grupos.

O antigo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, antecipou mudanças profundas que poderão alterar de forma duradoura o equilíbrio atual entre os principais fabricantes da indústria automóvel .

Em declarações ao jornal francês Les Echos, o gestor português alertou para a fragilidade do “triplo equilíbrio” dentro do grupo Stellantis, que envolve Itália, França e Estados Unidos, e admitiu que esse modelo poderá romper-se face aos desafios internos e às pressões externas. Entre as hipóteses colocadas, Tavares mencionou uma divisão entre as operações europeias e norte-americanas da Stellantis.

De acordo com o ex-líder do grupo, não seria impensável que um fabricante chinês viesse a adquirir os negócios europeus, enquanto a vertente norte-americana poderia retomar a independência e operar de forma autónoma.

Mas as previsões de Carlos Tavares não se ficaram pela Stellantis. O gestor também abordou o futuro da Tesla, de Elon Musk, sugerindo que a empresa poderá abandonar o setor automóvel nos próximos anos. Essa análise baseia-se na forte concorrência da fabricante chinesa BYD, que já ultrapassou a Tesla em volume de vendas globais. De acordo com Tavares, esta pressão crescente poderá levar Musk a redirecionar o foco da empresa para outras áreas, como a robótica humanoide, a exploração espacial com a SpaceX ou a inteligência artificial desenvolvida pela xAI.

“Não se pode descartar que, a certa altura, a Tesla decida deixar a indústria automóvel”, afirmou Carlos Tavares, acrescentando que não tem a certeza se a Tesla ainda existirá daqui a 10 anos. Apesar de reconhecer a Tesla como um grupo inovador, o gestor considera que será ultrapassada pela eficiência da BYD.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados