Lisboa vai restringir a circulação de “Tuk Tuks” em diversas ruas da cidade já a partir do próximo mês de abril.
A Câmara Municipal de Lisboa anunciou uma medida que visa restringir a circulação de “tuk tuks” em 337 ruas da cidade. A decisão, que será formalizada através de um despacho assinado pelo vice-presidente da câmara, Filipe Anacoreta Correia, responsável pela área da Mobilidade, afeta várias vias nas freguesias das Avenidas Novas, Arroios, Penha de França, São Vicente, Santo António, Misericórdia e Santa Maria Maior.
Em declarações à imprensa, Anacoreta Correia explicou que o objetivo desta medida é garantir a proteção dos residentes face aos impactos negativos gerados por um elevado número de veículos turísticos nas áreas mais congestionadas. O vice-presidente sublinhou que a restrição pretende “ordenar a utilização do espaço público e a mobilidade urbana”, procurando equilibrar a preservação da cidade e o bem-estar dos habitantes com as necessidades do turismo.
A Câmara procura também conciliar o dinamismo da atividade turística com a qualidade de vida dos lisboetas, respeitando as especificidades de cada bairro. A medida deverá entrar em vigor no próximo dia 1 de abril.