Caixa Alfama 2025 confirma primeiros nomes e homenageia Maria da Fé

- Publicidade -

O Caixa Alfama 2025 já revelou os primeiros nomes do cartaz, e um dos momentos mais especiais será o espetáculo Em Casa d’Amália ao Vivo, que nesta edição será dedicado a Maria da Fé.

O Festival Caixa Alfama regressa em 2025 para mais uma celebração do fado nos dias 26 e 27 de setembro, no coração de Lisboa. Depois do grande sucesso da edição de 2024, o evento volta a reunir alguns dos mais importantes intérpretes da canção nacional e presta homenagem a uma das figuras mais marcantes da história do fado: Maria da Fé.

Maria da Fé, uma das fadistas mais respeitadas de sempre, será a grande homenageada deste ano. Natural do Porto, começou a cantar ainda jovem e destacou-se pelo seu timbre inconfundível e pela sua interpretação intensa e emotiva. Nos anos 60, tornou-se uma das vozes mais populares do fado, conquistando público dentro e fora de Portugal. Em 1975, ao lado do seu marido, José Luís Gordo, e de António Melo Correia, fundou a mítica casa de fados Sr. Vinho, que se tornou um verdadeiro símbolo da cultura fadista e um ponto de encontro para grandes mestres e novas promessas do género.

Tendo isto em conta, o Caixa Alfama 2025 já revelou os primeiros nomes do cartaz, e um dos momentos mais especiais será o espetáculo Em Casa d’Amália ao Vivo, que nesta edição será dedicado a Maria da Fé. O espetáculo, conduzido por José Gonçalez, contará com a presença da própria homenageada, acompanhada por convidados ainda por anunciar, num tributo à sua trajetória e ao espaço emblemático que criou. O evento acontece a 27 de setembro, no Palco Caixa.

Entre os artistas já confirmados, Gisela João será uma das presenças mais aguardadas. Considerada uma das vozes mais impactantes do fado contemporâneo, a cantora tem vindo a construir uma carreira sólida, marcada pela autenticidade e pela intensidade das suas interpretações. Em 2025, prepara-se para lançar um novo álbum, inspirado num espetáculo especial realizado no Teatro Tivoli, em Lisboa, dedicado aos 50 anos do 25 de Abril e da democracia. No Caixa Alfama, Gisela João atua a 26 de setembro, no Palco Caixa.

Outra grande confirmação é Katia Guerreiro, que celebra 25 anos de carreira. Com uma carreira internacionalmente reconhecida, foi condecorada com a Ordem do Infante D. Henrique, em Portugal, e com a Ordem das Artes e Letras, em França. No festival, Katia Guerreiro prepara um espetáculo especial que percorre toda a sua discografia e homenageia aqueles que a acompanharam nesta trajetória. O concerto acontece a 26 de setembro, no Palco Caixa.

Marco Rodrigues, outro nome incontornável do fado, também regressa ao festival. Em 2024, lançou um disco em homenagem a Carlos do Carmo, interpretando alguns dos seus maiores êxitos, como “Lisboa Menina e Moça” e “Os Putos”. No Caixa Alfama 2025, Marco Rodrigues sobe ao palco a 27 de setembro, pronto para mais um espetáculo memorável.

Quanto aos bilhetes, estão de momento disponíveis por 25€ para o bilhete diário e 30€ para o passe de dois dias.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados