Café de São Bento abre o seu maior espaço até à data no edifício do 1904 Benfica Hotel

- Publicidade -

O Café de São Bento vai abrir um novo espaço na Baixa de Lisboa, mantendo os famosos bifes e a tradição que marca a gastronomia lisboeta.

O Café de São Bento vai abrir uma nova localização no coração da Baixa de Lisboa, próximo da Rua das Portas de Santo Antão, no edifício que anteriormente acolhia o histórico Club Bristol. A inauguração está marcada para 15 de janeiro e simboliza a fusão de dois ícones da cidade: o bife mais famoso de Lisboa ganha um novo palco na zona que concentra teatros, o Coliseu e espaços dedicados à música e ao espetáculo. O mesmo edifício vai também receber, este mês, o aguardado 1904 Benfica Hotel.

O novo espaço mantém a tradição do menu original, mas adapta-se ao salão mais amplo e luxuoso do antigo Club Bristol, transportando a elegância boémia da Lisboa dos anos 20 para a Baixa pombalina, antiga área dos Cafés Marrare, fundados por António Marrare entre os séculos XVIII e XIX. A receita do Bife à Marrare, que há mais de 40 anos inspira o molho secreto do Café de São Bento, continua a ser referência da casa.

Situado no primeiro andar, com vista sobre a Rua das Portas de Santo Antão, o espaço promete impressionar desde a entrada, marcada por cortinas de veludo, passando pela escadaria em madeira até ao salão retangular. Com cerca de 150 m2 e capacidade para 70 pessoas, será o maior Café de São Bento inaugurado até hoje e o último previsto na Grande Lisboa. A decoração combina tetos espelhados, veludos vermelhos nos cadeirões, mesas de madeira e um par de esculturas femininas em tamanho real de Leopoldo de Almeida, vestígios da fase modernista do Club Bristol, conferindo ao ambiente uma sofisticação clássica e intemporal.

Café de São Bento

O menu mantém o foco nos bifes, preparados com lombo ou vazia e acompanhados de batatas fritas, nas versões icónicas: Bife à Café de São Bento, Bife à Portuguesa e Chateaubriand com molho Béarnaise, exclusivo desta unidade. Os preços variam conforme o corte e o peso, desde 25€ pela vazia de 200g até 33€ pelo lombo de 250g. As entradas incluem Foie gras de pato com chutney de maçã e pera, Camarões al ajillo ou Steak tartare de lombo de novilho, às quais se juntam novidades como Croquetes de novilho, Amêijoas à Bulhão Pato e ostras.

Nos pratos de peixe, além do Bacalhau gratinado, estarão disponíveis Bacalhau à Brás e Filetes de peixe-galo com arroz de tomate, homenageando alguns clássicos da cozinha lisboeta. As sobremesas incluem Tarte Tatin de maçã, Leite-creme queimado, Tarte de lima e o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, a par de uma novidade exclusiva: Soufflé de avelã com gelado de baunilha e calda de chocolate quente.

Inicialmente, o restaurante vai funcionar de terça a sábado, com almoços das 12h30 às 15h e jantares das 19h00 à meia-noite. A partir de março, a intenção é abrir todos os dias, ajustando os horários em dias de espetáculos em Lisboa ou quando o Benfica jogar no Estádio da Luz.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados