Vários utilizadores de alguns modelos do Google Chromecast afirmam que o seu dispositivo deixou de funcionar.
A Google confirmou que existe um bug nos dispositivos Google Chromecast que os estão a estragar por completo. Esta confirmação surge após o relato de vários utilizadores confrontados com o problema e com alegações nas redes sociais que a marca estaria a por em prática uma ação designada como “obsolescência programada”.
Os problemas com o Chromecast começaram a surgir no inicio desta semana, com utilizadores nos Estados Unidos. Entretanto, verifica-se que o problema já afeta utilizadores um pouco por todo o mundo. O problema tem sido verificado quando os utilizadores tentam enviar áudio ou vídeo para os dispositivos, por exemplo, a partir da aplicação YouTube nos seus smartphones. Nesse processo o sistema apresenta uma mensagem de erro com o pop-up “Dispositivo não confiável”, indicando que o dispositivo não pôde ser verificado. A mensagem sugere que o problema pode estar relacionado com um “firmware desatualizado do dispositivo” e torna o Chromecast virtualmente inutilizável.
Confrontados com esta situação, os utilizadores do Chromecast acusam a Google de prática de obsolescência programada, um fenómeno comum na indústria tecnológica, onde produtos são projetados para deixar de funcionar corretamente após um certo período de tempo, forçando os consumidores a comprar uma versão mais recente. Esta teoria surge no seguimento da descontinuação da marca Chromecast, no final do ano passado, sendo substituida pelo Google TV Streamer 4K. Esta mudança fez sentido na altura, uma vez que o Chromecast era originalmente uma plataforma para enviar conteúdo multimédia de um dispositivo para a televisão, mas as TVs modernas passaram a ter esta funcionalidade incorporada.
Em resposta à situação, a Google recorreu às suas redes sociais para confirmar que está ciente do problema que afeta os Chromecasts e que está a trabalhar numa solução. Enquanto isso, a Google recomendou aos utilizadores que não restaurassem os seus dispositivos para as configurações de fábrica, mas que os deixassem ligados até que a atualização necessária fosse disponibilizada. Caso algum utilizador já tenha reiniciado o dispositivo, a Google prometeu fornecer instruções sobre como o recuperar.
Ao que parece o problema está relacionado com os certificados de segurança instalados nos Chromecasts afetados. Estes certificados são essenciais para garantir a segurança da ligação aos servidores da Google, mas têm uma data de validade e são geralmente emitidos por um período limitado. Tudo indica que os certificados expiraram no dia 9 de março, o que causou a falha de ligação em todos os dispositivos simultaneamente.