Programa Tubo de Ensaio, da TSF, chega ao fim depois de 12 anos de emissão.
Foi através de um comunicado partilhado esta semana na página de Instagram que o humorista Bruno Nogueira informou os ouvintes da rádio TSF do fim da crónica Tubo de Ensaio, após 12 anos de emissão.
No momento da despedida do programa da emissora, o artista lembrou as polémicas que o formato provocou, nomeadamente nos primeiros dias de existência, em que recebeu várias queixas, através da telefonista: “Recordo-me de quando o Tubo de Ensaio foi para o ar, a telefonista desabafar comigo porque já não aguentava as chamadas de ouvintes a queixarem-se e a insultarem-na como se ela fosse a autora da crónica”, começou por contar.
Bruno Nogueira também reforçou a liberdade criativa que lhe era dada, numa altura em que fazer humor em Portugal era algo arriscado: “Na altura, há 12 anos, o Tubo de Ensaio era um objecto estranho e chocante, que falava uma linguagem bruta e crua demais: a nossa. Apesar disso, as direções da TSF partilharam uma coisa em comum: a de nos darem a liberdade total, sem nunca nos tentarem moldar ao politicamente correcto“. Acrescentou, ainda, os processos que Tubo de Ensaio lhe rendeu: “Fizemos inimigos, falámos por muita gente, contra muita gente, mas sempre livres e com plena noção do preço de cada palavra. Fomos a tribunal, criámos inimigos maiores do que nós, tivemos opiniões em sentido contrário do país.“
João Quadros, parceiro de longa data, também foi referido pelo ator, que agradeceu “pela sua incansável luta e talento“.
“A quem nos foi ouvindo, obrigado por tudo. Foram 12 anos que mudaram muito em mim. Havemos de arranjar outra forma de nos chatearmos uns com os outros“, concluiu, agradecendo aos ouvintes.
Nos comentários da publicação, várias foram as figuras públicas a deixarem o seu apreço pela produção e o seu carinho por Bruno Nogueira.