Brasileira Bee trouxe as suas scooters elétricas para Portugal

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Marca brasileira Bee inicia operação em Portugal com modelos elétricos leves adaptados ao uso urbano e à legislação europeia.

A marca brasileira Bee deu início à sua atividade em Portugal com uma linha de veículos elétricos leves destinados ao uso urbano. A empresa, que opera no Brasil desde 2020, procura posicionar-se no segmento da mobilidade pessoal com modelos que não se enquadram nas categorias tradicionais de mota ou bicicleta, e que operam dentro dos limites legais para dispositivos de mobilidade pessoal (PMD/DEMOP) em território europeu.

O projeto remonta ao início dos anos 2000, através do Grupo Alan Motors, no Rio de Janeiro, inicialmente dedicado à distribuição de scooters a combustão de marcas como Vespa, Piaggio, Aprilia e SYM. Desde então, a empresa passou a dedicar-se exclusivamente a soluções elétricas, com foco em ambientes urbanos.

Em Portugal, a marca estabeleceu uma rede de lojas especializadas e abriu uma concept store em Lisboa, seguindo o modelo de operação já implementado em cidades brasileiras como Rio de Janeiro e São Paulo. A expansão para Espanha está prevista para 2026.

No Brasil, a categoria de veículos autopropelidos com limite de 32 km/h, à qual pertencem os modelos da Bee, conta com mais de 20.000 unidades vendidas desde 2020. Na Europa, o limite legal aplicável à categoria equivalente é de 25 km/h. A marca afirma ter desenvolvido versões específicas para o mercado europeu, ajustadas às exigências regulatórias e operacionais.

Em Portugal, a representação da Bee está a cargo de Fernando Nigri, que destaca a existência de um mercado recetivo à mobilidade elétrica ligeira. O modelo de negócio baseia-se numa rede de concessionários e numa estrutura de apoio pós-venda, ajustada ao contexto europeu.

Entre os modelos em comercialização encontra-se o Bee U1+, equipado com motor Bosch de 3000W, estrutura compacta e autonomia estimada até 60 km, mediante condições de utilização. Inclui painel digital, iluminação LED, carregamento rápido e um chassis exposto em formato aberto. O preço de pré-venda deste modelo começa nos 2.250€.

Outro modelo disponível é o Bee Minitrail, concebido para utilização em ambientes urbanos com maiores exigências de robustez estrutural. A marca refere a possibilidade de utilização tanto para deslocações pessoais como para fins profissionais ou turísticos.

Além dos veículos, a Bee comercializa acessórios adicionais, como baús, suportes infantis, módulos para transporte de carga e soluções adaptadas ao transporte de animais. A DogRider, uma das submarcas associadas, está orientada para este último segmento.

A operação europeia conta com uma parceria com a Keeway, marca pertencente ao grupo Geely (proprietário da Volvo e da Lotus), com quem desenvolveu modelos específicos para os mercados de Portugal, Espanha e Brasil.

Os veículos da marca enquadram-se em categorias que, dependendo da legislação local, podem dispensar matrícula e carta de condução. Entre as características técnicas incluem-se sistema de alarme, modos de condução (ECO e POWER), chassis em forma de U, amortecimento reforçado e porta USB.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopeshttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
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