O Bluetooth 6.1 foi revelado e será suportado por todos os dispositivos já com suporte para a versão 6.0.
O Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou a norma Bluetooth 6.1, ao mesmo tempo que adotou um calendário de lançamento semestral para as suas especificações técnicas. Esta mudança tem como objetivo acelerar a adoção da novidade, permitindo que fabricantes e programadores tenham acesso a novas funcionalidades de forma mais rápida.
Até agora, as atualizações da Especificação Principal do Bluetooth seguiam um ritmo menos regular. Com esta alteração, os intervenientes no ecossistema poderão integrar melhorias mais cedo e responder de forma mais eficaz às exigências do mercado. A primeira versão abrangida por este novo calendário, o Bluetooth Core 6.1, foi lançado esta semana. Inclui, entre outras funcionalidades, endereços privados aleatórios resolúveis — um mecanismo concebido para melhorar a privacidade dos dispositivos e a duração da bateria.
Entre as principais vantagens do Bluetooth 6.1 estão:
- Maior privacidade dos dispositivos: os endereços mudam aleatoriamente, dificultando o rastreamento ou a associação das atividades do dispositivo por parte de terceiros.
- Melhor eficiência energética: a nova funcionalidade retira ao controlador a tarefa de alterar os endereços, o que resulta numa poupança de bateria.
Ao mesmo tempo, o Bluetooth SIG publicou um guia que detalha as funcionalidades, perfis e aplicações suportadas, com o intuito de harmonizar a comunicação entre os atores do sector e evitar mal-entendidos.