União Europeia afirma que o Bluesky não está a respeitar as regras de transparência

- Publicidade -

A Comissão Europeia está a pedir à nova rede social Bluesky maior transparência no número de utilizadores que tem na União Europeia.

O Bluesky, a rede social concorrente do X (antigo Twitter) e do Threads, que está a ganhar cada vez mais popularidade, encontra-se agora na mira da Comissão Europeia. De acordo com os representantes da própria comissão, a rede social aparenta não respeitar as regras europeias no que toca à transparência da sua utilização.

“Todas as plataformas da União Europeia, mesmo as mais pequenas que estão abaixo do limite, como é o caso da Bluesky, devem ter uma página dedicada no seu site que mostre o número de utilizadores que têm na União Europeia e onde estão legalmente estabelecidas. Este não é o caso da Bluesky até à data”, afirmou um porta-voz da Comissão Europeia a vários meios de comunicação.

O porta-voz afirmou que, como a rede social está abaixo do limite de 45 milhões de utilizadores, não é ainda classificada como uma plataforma muito grande ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais (DSA) da UE. A Comissão Europeia ainda não contactou a empresa, mas já se dirigiu até aos 27 governos da União Europeia para verificar “se conseguem encontrar algum rasto do Bluesky“.

Bluesky na mira das autoridades europeias

A DSA foi concebida para responsabilizar legalmente as plataformas pelo conteúdo nelas publicado, mas, com menos de 45 milhões de utilizadores, a Bluesky ainda não é suficientemente grande para se qualificar para o rótulo de uma plataforma online muito relevante. A explosão de registos na sequência das eleições presidenciais dos EUA elevou o número de utilizadores para 15 milhões há dez dias, quando neste momento já são mais de 22,5 milhões de utilizadores. O seu crescimento contínuo poderá, em breve, colocá-la em conflito com os reguladores Europeus, a menos, claro, que hajam alterações na disponibilidade de informação mais detalhada do número utilizadores registados.

Recordamos que, recentemente, o Echo Boomer também migrou para o Bluesky, onde poderão continuar a receber as nossas novidades principais.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados