Têm 21 dias para ler cada um dos livros através da BiblioLED.
Foi lançada hoje, 27 de janeiro, a BiblioLED, uma nova plataforma online que permite o empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros. Desenvolvida em colaboração com as 445 bibliotecas municipais da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), a iniciativa promove o acesso democrático à leitura e ao conhecimento, enquanto reforça a inclusão digital.
Com um catálogo diversificado, a BiblioLED disponibiliza uma coleção nacional e 25 coleções regionais adaptadas às necessidades das diferentes redes de bibliotecas. Entre os títulos disponíveis, encontram-se obras de ficção, não-ficção e vários géneros literários, abrangendo leitores de todas as idades.
Como funciona o registo e o acesso à BiblioLED
Primeiro que tudo, devem registar-se na biblioteca municipal do vosso município. Feito isso, terão de efetuar o pedido de registo na plataforma, que será validado pela vossa biblioteca. Quando tal acontecer, receberão os dados de acesso à plataforma, para que possam efetuar login. A partir daí, terão acesso ao catálogo disponível, onde podem realizar empréstimos, reservar livros e personalizar a leitura com funcionalidades como ajuste de fonte, criação de notas e marcações.
A leitura pode ser feita diretamente no navegador ou na aplicação móvel dedicada para iOS e Android. Além disso, a plataforma é compatível com e-readers que suportem DRM da Adobe, embora o Kindle não seja suportado devido a restrições técnicas.
Os empréstimos têm uma duração padrão de 21 dias, com a possibilidade de devolução antecipada. Caso o título desejado esteja indisponível, é possível realizar uma reserva e ser notificado por e-mail assim que ele estiver disponível. E não, não precisam de estar ligados à Internet, pois basta descarregar o ficheiro .ePUB em questão.
De acordo com a plataforma, somente podem ter emprestados ao mesmo tempo dois livros digitais e um audiolivro, embora na secção de perguntas e respostas seja dito que tanto a quantidade de livros reservados, como a respetiva duração do empréstimo, irá variar de biblioteca para biblioteca.
De momento, não é possível renovar o empréstimo de um livro. Ou seja, terão sempre de avançar com um novo pedido de empréstimo, caso não tenham conseguido ler tudo. E para que isso seja possível, é necessário que o livro esteja disponível para empréstimo, uma vez que a quantidade de ficheiros ePUB é limitada.
A BiblioLED é uma iniciativa da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e insere-se na estratégia de modernização e transição digital do setor cultural.