Banco de Portugal alerta sobre falsos SMSs a solicitar pagamentos em atraso

- Publicidade -

O Banco de Portugal refere, e bem, que se deve desconfiar de pedidos urgentes, bem como confirmar a origem do pedido.

O Banco de Portugal lançou um novo aviso sobre uma crescente vaga de mensagens de texto (SMS) fraudulentas que circulam no país. Estas comunicações, concebidas para simular a imagem e o tom de entidades credíveis, exploram o receio e a urgência ao ameaçar o corte iminente de serviços básicos como a água, eletricidade ou telecomunicações, devido a supostas dívidas não regularizadas.

O objetivo deste esquema de burla, cada vez mais elaborado, é pressionar os destinatários a realizar pagamentos imediatos. Os criminosos fornecem para isso dados como referências Multibanco, IBAN ou instruções para utilização do MB Way, fazendo com que as vítimas transfiram dinheiro de forma precipitada e sem a devida verificação.

O regulador financeiro aponta que estes ataques cibernéticos baseiam-se numa tática de choque, utilizando ameaças de graves consequências, desde a suspensão do fornecimento até à instauração de processos legais, para garantir uma resposta rápida e impedir que o utilizador verifique a veracidade da informação junto das entidades legítimas. Perante esta situação, o Banco de Portugal reitera uma mensagem clara: as organizações oficiais e prestadoras de serviços não utilizam SMS, email ou aplicações de mensagens para exigir pagamentos urgentes e imediatos, nem recorrem a uma linguagem intimidatória.

Como sempre, há que ser cauteloso. O Banco de Portugal aconselha a que se confirme sempre a origem de qualquer comunicação desta natureza. Os utilizadores devem verificar os contactos oficiais das empresas nos respetivos sites e, acima de tudo, evitar clicar em quaisquer links enviados por remetentes desconhecidos ou duvidosos, ou até mesmo de fontes fidedignas inesperadas. Em caso de incerteza, a recomendação é abster-se de efetuar qualquer pagamento, não partilhar qualquer dado pessoal ou bancários e contactar diretamente a entidade em causa através de canais de comunicação independentes para confirmar o pedido.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados