CTT e EDP ampliam a presença de energia solar em Portugal, permitindo que unidades logísticas beneficiem de eletricidade renovável gerada localmente.
A parceria entre a EDP e os CTT – Correios de Portugal entrou numa nova fase, com a integração de cerca de 200 lojas e centros de distribuição postal como vizinhas dos Bairros Solares da EDP, permitindo que unidades dos CTT, mesmo sem capacidade para instalar painéis solares próprios, usufruam da eletricidade produzida por outros membros da comunidade.
Ao tornarem-se vizinhas destes bairros solares, as lojas e centros de distribuição passam a beneficiar economicamente e ambientalmente da energia gerada localmente, em colaboração com empresas parceiras da EDP, muitas das quais PME que dispõem de espaço para instalação de painéis solares. Este modelo evidencia o compromisso das duas entidades com a descarbonização e a transição energética em Portugal.
A iniciativa prolonga uma colaboração que remonta a 2022, quando foram instaladas mais de 20 centrais solares em diferentes localizações dos CTT, do Norte ao Sul do país. Estas infraestruturas não apenas geram energia para os próprios CTT, mas também contribuem para as comunidades locais, alcançando potencialmente mais de 4.000 famílias e pequenos negócios.
Com esta expansão, os CTT assumem um duplo papel de produtores e vizinhos dos Bairros Solares, consolidando a ideia de comunidades de energia como instrumento de inclusão. Este modelo permite que empresas e cidadãos, independentemente da localização ou da capacidade de investimento, possam aceder a energia solar de forma simples e eficiente.
Além de aumentar o acesso à energia renovável, o modelo dos Bairros Solares oferece vantagens financeiras: os produtores de energia solar podem reduzir até 60% do custo da eletricidade que autoconsumem, enquanto os vizinhos beneficiam de uma diminuição aproximada de 30% nas suas faturas mensais.