Bairro Comercial Digital Vila Torres Novas: há um novo centro histórico mais moderno e digital para visitar

- Publicidade -

Apresentado há pouco mais de dois anos, o projeto começa a ganhar forma um pouco por toda a zona histórica da cidade.

Aos poucos, o centro histórico da cidade de Torres Novas começa a ganhar maior vida, graças ao Projeto Bairro Comercial Digital “Vila”. Este é um projeto criado em parceria com a Nersant e a ADIRN, apresentado em dezembro de 2022 e aprovado em setembro de 2023, que tem como objetivo modernizar o centro histórico da cidade torrejana e torná-lo mais digital. Tudo isto representa um investimento de cerca de 700.000€, assegurados pela candidatura ao programa Bairros Comerciais Digitais, co-financiada pelo PRR.

É nos dois jardins do Bairro, Jardim das Rosas e Almonda Parque, onde pode ser vista a primeira fase visível do projeto. Nos jardins foi implementado um conceito que une sustentabilidade e tecnologia: bancos inteligentes que permitem o carregamento de dispositivos móveis através de energia renovável gerada no próprio local.

Além dos objetivos referidos acima, a iniciativa pretende “tornar o comércio local mais competitivo e acompanhar as tendências globais e digitais“, enquanto “se procura revitalizar e tornar mais atraente o centro histórico da cidade“, diz o Município em comunicado nas redes sociais.

Segundo a Câmara Municipal, o projeto “envolve cerca de 200 comerciantes do centro da cidade” e incide em três eixos de intervenção: “criação de sinergias entre os comerciantes, prestadores de serviços, município e restantes membros do consórcio para desenvolver e potenciar o Bairro; revitalizar física e digitalmente o comércio no centro de Torres Novas, tornando-o atrativo para residentes, visitantes e investidores; promover a sustentabilidade ambiental, social e financeira” na área onde o Bairro Comercial Digital Vila se insere.

A lista de medidas a aplicar não se fica por novo mobiliário urbano tecnológico. Entre as medidas e áreas de investimento previstas, O destaque vai para “a criação e promoção de um Marketplace online comum que permite aos comerciantes vender e divulgar produtos e serviços”, além de rede wi-fi pública disponibilizada em todo o Bairro Comercial Digital. Para melhorar a experiência do consumidor, serão implementadas mupis digitais interativos, bancos e sinalética vertical inteligentes, totens informativos e placas identificativas para cada estabelecimento aderente. A promessa está feita: a marca “Vila” vai ser “o elemento que une todas as soluções digitais do Bairro Comercial Digital“.

Este projeto prevê ainda a instalação de sensores de estacionamento para informação em tempo real, visitas virtuais guiadas a pontos de interesse, cacifos pick-up and collect e sistemas de rega inteligente. Todas as inovações são complementadas por uma estratégia de marketing que potencia a implementação do Marketplace e a transformação digital do Bairro.

As novidades acerca do projeto podem ser acompanhadas na página oficial nas redes sociais, onde também foram disponibilizadas as fotografias disponíveis neste artigo.

Ricardo Alves
Ricardo Alves
Licenciado em Ciência da Informação, desviei-me para a Comunicação Social e é aqui que estou bem. Um assumido "papa-séries", especialmente se forem aquelas que quase ninguém vê. Nintendo Switch aficionado, aspirante a estudante em Hogwarts, e treinador Pokémon in the making.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados