A versão para consola vai dar prioridade aos visuais.
O diretor de Avowed, Matt Hansen, confirmou ao podcast Iron Lords Podcast, o nível de desempenho esperado para as versões de consola do seu novo jogo.
De acordo com Hansen, o jogo está a ser trabalhado com os 30FPS como alvo base, um pequeno sacrifício para explorar as vertentes gráficas do jogo e porque considera que os 30FPS são o suficiente para uma experiência de jogo ideal em Avowed.
“Estamos a apontar para os 30 frames por segundo, como o mínimo necessário, essa é a nossa expectativa”, começa por dizer Hansen. “É um jogo na primeira pessoa, single-player, onde não são realmente necessários os 30FPS. E isso ajuda-nos a puxar pelos visuais e iluminação e todas essas coisas.”
Hansen continua e comenta este sacrifício “É uma troca que optamos por tomar relativamente cedo e estamos muito contentes com isso. O jogo corre muito suavemente para os seus visuais densos e esse era o nosso objetivo.”
Não quer dizer que o desempenho não possa melhorar, mas para já esse aspeto não está no topo das prioridades da equipa.
A discussão em torno do desempenho dos jogos tem sido cada vez mais forte por parte de jogadores que não compreendem as limitações das consolas (de 2020) e de muitos computadores atuais, nem os custos de produção de imagens ricas e densas dos motores de jogo mais modernos. Neste caso, Avowed irá correr com o Unreal Engine 5, um motor relativamente taxativo e a equipa da Obsidian parece querer tirar o máximo de partido das suas capacidades para oferecer uma experiência imersiva e narrativa.
Assim, para já, só os PCs mais avançados poderão tirar partido das altas taxas de frames.