A circulação arranca entre setembro e outubro de 2023.
Desde junho de 2022, mês de arranque da operação da Carris Metropolitana, que a Alsa Todi, prestadora de serviço da área 4, meteu em circulação 23 viaturas elétricas nos municípios dessa área. Agora, mais de um ano depois, é a vez destes autocarros elétricos começarem a circular na margem norte do Tejo.
A Viação Alvorada, por exemplo, adquiriu 40 viaturas elétricas que vão começar a ver circular nos municípios da Amadora, Sintra, Oeiras, Cascais e Lisboa, na chamada área 1. Já em Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira e Mafra, a Rodoviária de Lisboa terá um total de 40 autocarros elétricos. Desses, 25 deverão entrar ao serviço já no mês de setembro.
E voltando à área 4, a Alsa Todi terá, nos próximos meses, outros 44 autocarros não poluentes a funcionar nas estradas.
Movidos a energia elétrica, o total de 117 autocarros (Zhong Thong, Yutong e Salvador Caetano) têm uma lotação de 93 lugares e autonomia para circular até 370 quilómetros.
Também fazem parte da frota dos operadores da margem sul os veículos movidos a gás e a gasóleo. Existem, atualmente, 55 veículos a gás em circulação na margem sul, dos quais 38 pertencem à frota da área 4, enquanto os restantes servem os municípios da área 3.
Quase 100% dos veículos a gasóleo respondem aos requisitos mais rigorosos das normas europeias (EURO VI), somando um total de 456 autocarros, divididos entre 279 na área 3 e 177 na área 4.