E aumenta o número de lojas para 582, fazendo com que a Auchan passe a ser a marca com mais pontos de contacto no mercado.
Foi em agosto do ano passado que ficámos a saber que a Auchan Portugal tinha assinado um acordo com o Grupo Dia, para a aquisição de 100% da sua operação em Portugal. A operação incluía as 489 lojas da insígnia Minipreço e Mais Perto, em próprio ou franchisado, e três armazéns, além dos contratos, licenças e ativos necessários para a operação.
O acordo entre Auchan e a Dia estabelecia a integração dos 2.650 colaboradores do Minipreço, e prevê o reforço da posição da Auchan no formato de proximidade, graças à grande capilaridade da insígnia Minipreço em todo o país.
Já em janeiro deste ano, a Auchan notificou a Autoridade da Concorrência dessa operação. E agora, antes do final de abril, eis que este negócio de aqusição de 100% da operação do Grupo Dia por parte da Auchan Portugal fica concluído. Nem demorou muito, convenhamos.
O acordo permitiu que a Auchan aumentasse o seu número de lojas de 100 para 583 e passasse a integrar no seu portefólio 30 gasolineiras, 4 armazéns e uma loja digital. Esta transação envolveu um investimento de 155 milhões de euros e prevê, ainda, 100 milhões de euros para investir em desenvolvimento e modernização das lojas Minipreço, no decorrer dos próximos três anos.
Este negócio vai resultar numa equipa única de mais de 11.000 colaboradores e permite reforçar a posição da Auchan no formato de proximidade – uma das grandes insígnias Minipreço em todo o país – e apostar no franchising.
Numa primeira fase, as duas empresas continuarão a funcionar normalmente e em paralelo e a manter os mesmo pontos de contacto. A integração de novos sistemas e políticas e as alterações de marca serão graduais e co-construídas.