A atualização de segurança de abril, conhecida como Patch Tuesday de abril, está a causar falhas no Windows Hello do Windows 11.
A mais recente atualização de segurança da Microsoft, lançada na passada terça-feira, está a causar problemas inesperados com o sistema de autenticação Windows Hello no Windows 11. De acordo com a Microsoft, o erro não afeta o Windows 10, apenas o seu sucessor, e só se manifesta em situações muito específicas. Ainda assim, pode impedir os utilizadores de iniciarem sessão normalmente através de reconhecimento facial ou PIN.
Numa nota oficial da Microsoft, é detalhado que a falha ocorre quando os utilizadores realizam uma reposição do sistema a partir das definições do Windows 11 — nomeadamente através da opção de reinstalar localmente o sistema mantendo os ficheiros pessoais. Após esse procedimento, o Windows Hello deixa de funcionar corretamente nos serviços associados ao sistema operativo. Em vez de permitir a autenticação biométrica, o sistema apresenta uma mensagem de erro a indicar que o PIN não está disponível ou que ocorreu algo inesperado. Os utilizadores que utilizam o reconhecimento facial também recebem uma notificação semelhante, impossibilitando o acesso através desse método.
Para contornar o problema, os utilizadores terão de reconfigurar manualmente o Windows Hello, voltando a registar o PIN ou o rosto para o reconhecimento facial. Embora esta solução temporária possa resolver a situação para alguns, a Microsoft recomenda que se evite realizar reposições do sistema até que uma correção oficial, que garantiu já estar a ser preparada, seja disponibilizada.