O iOS 18.4.1 é a versão mais recente do sistema operativo do iPhone, mas para já parece estar a causar problemas graves a alguns equipamentos.
A Apple começou a disponibilizar a sua mais recente atualização do iOS 18, a versão 18.4.1, que, como costuma ser habitual é recomentada por entregar as mais recentes correções de segurança, melhorias de desempenho e novas funcionalidades, que estão normalmente No entanto, o iOS 18.4.1 parece apontar na trajetória contrária em alguns equipamentos, como iPhones
De acordo com vários relatos, a versão mais recente do iOS “bloqueou” alguns iPhones, deixando-os completamente inutilizáveis. Após a instalação, alguns dispositivos deixaram de reconhecer o seu IMEI, elemento essencial para o seu funcionamento. Nem as tentativas de restaurar os telemóveis num centro de assistência da Apple conseguiram recuperá-los, e em certos casos, apenas uma reparação dispendiosa da motherboard é apresentada como opção.
Felizmente, o problema parece afetar um número muito limitado de smartphones. Alguns especialistas sugerem que esses iPhones já poderiam ter um defeito de hardware pré-existente, que a atualização apenas os veio expor. Os modelos mais referidos pelos utilizadores são o iPhone 14, o iPhone 15 e alguns iPhone 16, incluindo o iPhone 16 Pro e o 16 Pro Max. A Apple sublinha que, embora raras, as atualizações de software podem, por vezes, causar falhas graves, como já foi observado anteriormente com outros dispositivos, sobretudo em modelos de iPad, ou mesmo da Samsung, nos Galaxy S22 equipados com chips Exynos.
Para evitar surpresas desagradáveis, é recomendado desativar as atualizações automáticas nas definições do iPhone, pelo menos temporariamente. Isso permite que passem alguns dias e se acompanhe o feedback dos utilizadores antes de proceder à instalação da atualização que pode ser problemática. Embora a maioria dos utilizadores não tenha tido problemas com o iOS 18.4.1, poderá ser sensato aguardar por uma correção oficial. Oficialmente, a Apple ainda não comentou publicamente este erro, mas uma nova atualização deverá ser lançada muito em breve. Entretanto, efetuar uma cópia de segurança completa antes de qualquer atualização continua a ser um bom hábito a adotar.