A transição para a geração atual não está a ser suave.
Fallout 4 foi originalmente lançado na geração da PlayStation 4 e Xbox One. E apesar de ser jogável nas plataformas atuais, só agora é que recebeu uma atualização otimizada, onde é possível explorar resoluções e taxas de frames mais altos.
A atualização, que contaria com uma lista bem gordinha de melhorias de qualidade da experiência de jogo, não só para as versões originais, atuais e para PC, já chegou, mas com uma miríade de problemas que tem afetado muitos jogadores.
No caso das versões da PlayStation 5 e Xbox Series X|S, os jogadores têm reportado a dificuldade de alterar o modo de desempenho do jogo, ficando trancados ao modo de 60FPS. Aquando da alteração para o modo de Qualidade, a 30FPS para resoluções até 4K, o jogo não regista essa alteração, como partilha Thomas Morgan, da equipa da Digital Foundry.
Outro problema afeta especificamente os jogadores da PlayStation 5, cuja versão do jogo que têm na sua biblioteca é a que foi anteriormente adquirida com as ofertas dos PlayStation Plus. A atualização que é gratuita e deveria de ser automática para todos os jogadores, alegadamente não está a ser feita para esta versão específica do jogo.
Numa mensagem nas redes sociais, a Bethesda diz que está em cima do assunto e pede, para já, alguma paciência até o problema ficar resolvido.
Já os jogadores para PC, particularmente os adeptos dos mods, encontraram um problema extremamente irritante para as suas aventuras. Para além de, no PC, a atualização não ser tão transformativa como nas consolas, esta nova versão quebrou, alegadamente, mods cruciais para o jogo, tornando-o efetivamente incompatível com a maioria do conteúdo criado por utilizadores com ferramentas externas ao jogo. Um desses modos é o Fallout 4 Script Extender (F4SE), que expande as capacidades de programação do jogo e que é a base de muitas outras alterações partilhadas, por exemplo, no popular site NexusMods.
Claro que tudo isto poderá ser melhorado e arranjado a seu tempo, mas não deixa de ser mais uma chapada acidental nos jogadores… e mais um motivo de chacota para a Bethesda.
Estas atualizações coincidem com o ressurgimento de popularidade da saga, graças ao sucesso critico e das audiências da nova série live-action da Amazon Prime Video, que expande o universo Fallout de forma canónica para familiares e emocionantes novos territórios, e que já tem uma segunda temporada confirmada.