Há um novo bug no sistema operativo da Microsoft que está a causar problemas no som dos utilizadores.
Desde o seu lançamento em outubro de 2024, a atualização 24H2 do Windows 11 tem causado uma série de problemas para os utilizadores, que parecem não ter fim. Algumas aplicações não iniciam, há ficheiros corrompidos que não são reparados corretamente e, mais recentemente, vários jogos começaram a bloquear devido à opção de HDR automático.
No entanto, estes problemas são apenas alguns exemplos, pois a lista continua a crescer. Agora foi reportado um novo erro ao qual a Microsoft afirma já estar atenta e a investigar uma solução.
Há um novo problema de áudio no Windows 11
Agora, é a parte de áudio do computador que está a ser afetada pela atualização do Windows 11 24H2. Com os utilizadores a reportarem que o som simplesmente deixa de funcionar, independentemente do dispositivo de saída utilizado, seja Bluetooth, altifalantes ou auscultadores.
De acordo com a Microsoft, a falha está relacionada com o software Dirac Audio, mais especificamente com o ficheiro cridspapo.dll. Este ficheiro pode ser a causa pela qual o som deixa de ser emitido pelo PC. No entanto, como ainda não existe uma correção disponível, os utilizadores que tenham feito a atualização 24H2 não têm nenhuma solução imediata para restaurar o áudio no sistema, caso queiram manter a versão mais recente do Windows 11.
A única alternativa neste momento é desinstalar a versão 24H2 e voltar para a versão 24H1, caso seja possível. No entanto, a possibilidade de reverter para a versão anterior depende da data em que a atualização foi instalada. Os ficheiros necessários para fazer esta reversão geralmente são apagados após 10 dias, o que significa que, na maioria dos casos, é improvável que o sistema ainda os tenha mantido.
Embora a Microsoft esteja a trabalhar numa correção em colaboração com a Dirac, ainda não foi anunciada uma data para o lançamento de um patch. Até que o problema seja resolvido, qualquer tentativa de instalação da atualização 24H2 será bloqueada em computadores que já estejam a enfrentar este erro.