Vão mudar para a amigo, UZO ou WOO? Atenção aos limites

- Publicidade -

Até porque, e apesar da implementação geral do 5G, as velocidades com estas operadoras low-cost tiveram uma downgrade considerável.

Não se pode (ainda) dizer que 4 de novembro tenha sido uma revolução, mas veio, isso de certeza, abanar com o mercado das telecomunicações em Portugal. Tudo graças à DIGI, operadora romena, que finalmente se estreou no país, com preços que, desde logo, fizeram com que os portugueses fizessem contas à vida.

Com preços espetaculares, algo nunca antes visto até então, a concorrência foi obrigada a mexer-se. Mas para já apenas com as suas marcas low-cost, neste caso a amigo (rede Vodafone), UZO (rede MEO) e WOO (rede NOS), com ofertas algo diferentes. E, apesar dos novos preços, há alguns fatores a ter em conta.

Marcas low-cost desceram propositadamente as velocidades

Comecemos por falar da rede 5G, oficialmente lançada em 2021, e cuja velocidade é uma das grandes diferenças face à rede 4G. Em Portugal, o 5G oferece velocidades de download entre 100Mbps e 1Gbps, dependendo da localização e da operadora. Em condições ideais, pode ultrapassar 2Gbps. Em upload, as velocidades também são superiores às do 4G, rondando os 50Mbps a 200Mbps.

No entanto, estes valores, principalmente os mais altos, serão uma miragem para quem aderir à amigo, UZO ou WOO, que, para ficarem taco a taco com a DIGI, resolveram baixar as velocidades de navegação.

Sim, é que apesar da amigo ser da Vodafone, da UZO ser da MEO e da WOO ser da NOS, pelos vistos isso não interessa para nada, pois quem for um atual cliente, imaginemos, de um tarifário da Vodafone/MEO/NOS, ou mesmo de um tarifário Yorn/WTF/Moche, irá reparar que as velocidades de download e upload serão significativamente mais baixas assim que fizer a “transição” para a amigo/UZO/WOO.

Por exemplo, no caso da amigo, está explícito nas condições de utilização e no próprio contrato com os clientes que a estimativa de velocidade máxima é de 150Mbps no download e 50Mbps no upload. A UZO diz exatamente o mesmo.

Quanto à WOO, o caso ainda é mais grave: a estimativa de velocidade máxima é de 75Mbps para download e 20Mbps para upload. A WOO é, das três marcas low-cost, a única que menciona estas velocidades.

Além disso, é também preciso ter cuidado quando visitarem o estrangeiro, pois a Política de Utilização Responsável (PUR) destas marcas é significativamente mais baixa do que seria expectável. Na amigo, por exemplo, o tarifário com 100GB de dados móveis somente tem uma PUR de 5,12GB/mês para utilizar no estrangeiro, e uma PUR de 7,17GB para o tarifário de dados móveis ilimitados em Portugal. A título de exemplo, a Yorn, que também é da Vodafone, tem uma PUR, no plano mais barato, de 15,55GB/mês.

No fim do dia, é tudo uma questão de perceberem quais são as vossas necessidades. Por exemplo, se não são pessoas que viajam para o estrangeiro, então esta questão do PUR não irá afetar-vos, caso contrário, e se mudarem para uma marca low-cost, o aconselhável é adquirirem um eSIM que vos dê muitos GB de tráfego móvel quando estão a viajar para fora de Portugal.

A partir daqui, é fazer questão de contas. Se 150Mbps de download são mais que suficientes para o vosso uso diário, então a escolha não é complicada…

- Publicidade -

1 Comentário

  1. As operadoras low-cost em geral não baixaram as velocidades da internet movel por causa da DIGI…………..

    A amigo já estava a 150mpbs, e nunca esteve mais alta.. esteve mais BAIXA, ainda no inicio deste ano era o caso.

    A WOO a mesma coisa, ainda se encontra na internet o documento de abril deste ano a expor as condições de 10/5….

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados