Atari prepara aquisição da Thunderful Group por cerca de 4,5 milhões de euros

- Publicidade -

A editora responsável por SteamWorld, Lost in Random e ISLANDERS passará a integrar o portefólio da Atari, que prepara uma entrada mais sólida no mercado europeu.

A Atari anunciou que chegou a acordo com a Thunderful Group para adquirir aproximadamente 82% do capital social e direitos de voto da empresa sueca, num negócio avaliado em cerca de 4,5 milhões de euros. A operação será formalizada através de uma emissão direcionada de novas ações, sujeita à aprovação dos acionistas da Thunderful numa assembleia geral extraordinária marcada para 28 de agosto de 2025.

A Thunderful é responsável por um catálogo com mais de 20 propriedades intelectuais, entre as quais se incluem jogos como SteamWorld, ISLANDERS, Vampire’s Fall e o recente Lost in Random: The Eternal Die. Para além da vertente de edição e distribuição, o grupo inclui cinco estúdios de desenvolvimento e uma divisão de serviços, operando principalmente no PC e consolas. No final de 2024, a empresa reportou receitas anuais de cerca de 25 milhões de euros, mas enfrenta atualmente uma fase mais delicada.

A aquisição surge num contexto de reestruturação interna da Thunderful, que enfrenta dificuldades financeiras após resultados fracos no segundo trimestre de 2025. As receitas do segmento editorial caíram para cerca de 38 milhões de coroas suecas, muito abaixo dos 58 milhões registados no período homólogo, e o desempenho de vendas desapontante de Lost in Random: The Eternal Die, lançado a 17 de junho, contribuiu para este cenário. A empresa revelou uma dívida líquida de 85 milhões de coroas e liquidez de apenas 32 milhões no final de junho.

Para responder à situação, o conselho de administração aprovou um plano de reestruturação que inclui cortes de pessoal nas áreas de desenvolvimento, publicação e serviços transversais. A previsão é de uma redução de custos entre 6 a 8 milhões de coroas já no segundo semestre de 2025, e entre 40 a 45 milhões em 2026.

Nesse contexto, foi também anunciada a saída de Martin Walfisz, CEO da Thunderful desde agosto de 2023, que deverá abandonar o cargo até ao final de 2025, ou assim que for encontrado um sucessor.

A aquisição pela Atari não obriga à apresentação de uma oferta pública sobre o restante capital, após isenção concedida pelo regulador sueco. O negócio conta com o apoio unânime do conselho da Thunderful e de dois dos maiores acionistas individuais, Owe Bergsten e Brjann Sigurgeirsson, que detêm juntos cerca de 29,9% da empresa.

De acordo com Wade Rosen, presidente e CEO da Atari, a integração da Thunderful representa “um marco importante na expansão das capacidades de desenvolvimento e publicação da Atari na Europa”. A transação poderá ser financiada através de recursos próprios ou com apoio da IRATA LLC, sociedade detida por Rosen.

David Fialho
David Fialhohttps://echoboomer.pt/
Licenciado em Comunicação e Multimédia, considero-me um apaixonado por tecnologias e novas formas de entretenimento. Sou editor de tecnologia e entretenimento no Echo Boomer, com um foco especial na área dos videojogos.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados