Os preços das duas versões da nova “Xbox portátil” surgiram devido a uma publicação acidental na loja oficial da ASUS.
A ASUS poderá ter deixado escapar antecipadamente os preços da ROG Xbox Ally e da ROG Xbox Ally X, os dois novos dispositivos portáteis criados em colaboração com a Microsoft, que se apresentam como as primeiras “consolas Xbox” verdadeiramente portáteis. A informação foi avançada pelo portal 3DJuegos, que detetou uma ainda pré-visualização no site da ASUS nos resultados do Google com os valores de venda ao público.
De acordo com as informações avançadas, a ROG Xbox Ally base deverá custar 799€, enquanto a ROG Xbox Ally X poderá chegar aos 999€.Ambos os preços dizem respeito à Europa e surgem após uma publicação acidental na loja da ASUS, antes do anúncio oficial, previsto para mais próximo do lançamento — apontado para a época festiva de 2025.
Estas máquinas fazem parte de um projeto conjunto entre a Microsoft e a ASUS, numa resposta direta a propostas como a Steam Deck da Valve e a Legion Go da Lenovo. Mas, ao contrário desses equipamentos, as novas Xbox Ally são desenhadas de raiz para integrar o ecossistema Xbox — com Windows 11, suporte para Game Pass, Cloud Gaming, acesso remoto a consolas, e compatibilidade com múltiplas lojas digitais como a Steam, Battle.net ou Epic Games Store.
A ROG Xbox Ally X é o modelo mais avançado, equipada com o processador AMD Ryzen AI Z2 Extreme, 24 GB de RAM LPDDR5X-8000 e 1TBde armazenamento SSD, além de uma bateria de 80Wh e gatilhos com impulsos integrados. Já a versão base traz um Ryzen Z2 A, 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento, mantendo o mesmo ecrã Full HD de 7 polegadas a 120Hz com suporte FreeSync e vidro Gorilla Glass com tratamento anti-reflexo.
Ambas as consolas apresentam uma nova interface chamada Xbox Full Screen Experience, concebida para uso em dispositivos portáteis e controlada diretamente com botões e analógicos — dispensando teclado ou rato. Esta interface permite aceder rapidamente a jogos de várias plataformas, sincronizar progresso entre dispositivos e integrar-se com funcionalidades como conquistas, amigos ou comunicação por voz via Discord.
A Microsoft confirmou ainda que alguns jogos, dando o exemplo de Roblox, terão versões nativas otimizadas para o hardware destas consolas, e que será possível usar o Game Pass gratuitamente durante um período inicial. Estão também a ser desenvolvidos selos de “otimização para portátil” para ajudar na escolha de jogos adaptados às especificidades deste tipo de dispositivo.
A fuga de informação não especifica datas para a abertura das pré-reservas, mas confirma a aproximação do lançamento das duas consolas, previsto para Portugal e outros mercados ainda este ano.