O novo Asus Zenfone 12 Ultra foi oficialmente anunciado e chega ao mercado português a 1099€.
A Asus o seu mais recente smartphone topo de gama, o Zenfone 12 Ultra, que estará disponível em Portugal, por 1099€. Este novo equipamento chega com hardware atualizado e abraça a inteligência artificial para para oferecer novas funcionalidades, como já se observa na concorrência.
Em termos de especificações técnicas, o Zenfone 12 Ultra conta com um ecrã LTPO AMOLED E6 de 6,78 polegadas, com resolução FullHD+ e taxa de atualização de até 144Hz em jogos, podendo variar entre 1Hz e 120Hz na interface. O brilho máximo do ecrã pode atingir os 2500 nits.
No seu interior, o novo smartphone da Asus é alimentado pelo Snapdragon 8 Elite, o processador mais poderoso da Qualcomm, acompanhado por 16GB de RAM LPDDR5X e 512GB de armazenamento interno UFS 4.0. A bateria LiPo de 5500mAh oferece suporte a carregamento rápido com fio de 65W e sem fio Qi de 15W.
O Zenfone 12 Ultra chega com o Android 15 pré-instalado, incluindo uma série de funcionalidades de inteligência artificial, algumas executadas diretamente no dispositivo (como o modelo de linguagem Meta Llama 3 8B, sem envio de dados para fora do smartphone) e outras na nuvem.
Entre essas funcionalidades avançadas, destacam-se o AI Call Translator 2.0 (tradução em tempo real de chamadas), AI Transcribe (transcrição de gravações), AI Article Summary (geração de resumos de textos), AI Document Summary (resumos de documentos em vários formatos) e Semantic Search (pesquisa de conteúdo no dispositivo, incluindo fotos e imagens). Para além disso, conta com a integração da funcionalidade Circle to Search da Google.
O dispositivo também tem uma excelente compatibilidade com computadores Windows, permitindo ao utilizador, via Wi-Fi com Phone Link ou cabo com GlideX, espelhar o ecrã do smartphone no PC, transmitir aplicações e mover ficheiros ou copiar/colar entre o computador e o smartphone.
Em termos de suporte de software, a Asus mantém a política de duas atualizações principais do Android (até ao Android 17) e oferece até cinco anos de atualizações de segurança, com suporte até fevereiro de 2030, uma melhoria face às quatro atualizações anteriores.
A inteligência artificial também está presente na captura de imagens, com funções como AI Tracking (seguimento de objetos durante filmagens, ajustando o zoom para manter os objetos no centro da cena), AI Portrait Video 2.0 (reconhecimento de rostos em vídeos e otimização de vários parâmetros), AI Voice Clarity (eliminação de ruído de fundo em tempo real durante as filmagens), AI Magic Fill (remoção de elementos indesejados nas fotos), AI Unblur (restauro de fotos desfocadas), AI Panning Shot (melhoria de fotos em movimento) e Photo Vibe (oferece várias predefinições de cor nas fotos).
Já no que toca ao hardware para fotografia, não há grandes novidades no Zenfone 12 Ultra. A principal câmara foi atualizada para um sensor Sony Lytia 700 de 50MP, com zoom sem perdas de 2x e estabilização ótica através do sistema 6-Axis Hybrid Gimbal Stabilizer 4.0. Este sistema combina estabilização ótica e eletrónica, oferecendo uma melhoria de 66% no desempenho em relação à versão 3.0 presente no Zenfone 11 Ultra. As outras duas câmaras permanecem inalteradas: uma lente telefoto de 32MP com zoom ótico de 3x e uma ultra grande angular de 13MP. Na parte frontal, o Zenfone 12 Ultra mantém a câmara de 32MP (sensor RGBW).