A Passagem Superior Pedonal do Dafundo irá também mitigar os constrangimentos habitualmente sentidos durante o mês de julho, aquando da realização do NOS Alive.
Ontem, dia 21 de abril, foi lançada a primeira pedra que assinalou o arranque da construção da Passagem Superior Pedonal do Dafundo, na reta do Dafundo, junto à Estrada Marginal, na zona da Cruz-Quebrada.
A obra, promovida pelo Município de Oeiras, prevê a criação de uma ligação pedonal entre o Passeio Marítimo de Algés e a Alameda Hermano Patrone, através de uma estrutura elevada que permitirá atravessar a linha ferroviária de forma direta. Trata-se de uma intervenção há muito reivindicada pela população local, que será concretizada com um investimento estimado em 2,5 milhões de euros.
A nova passagem será composta por um tabuleiro com 68 metros de extensão, sustentado por duas vigas treliçadas. Estão previstas escadas e elevadores em ambas as extremidades, garantindo acessibilidade a todos os utilizadores.
Para além de responder às necessidades de mobilidade quotidiana, a infraestrutura pretende também mitigar os constrangimentos habitualmente sentidos durante o mês de julho, aquando da realização do festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés, funcionando como alternativa ao túnel da estação ferroviária.
A obra da construção da Passagem Superior Pedonal do Dafundo deverá prolongar-se por cerca de um ano e implicará condicionamentos temporários à circulação rodoviária, devidamente sinalizados, sobretudo no troço entre o edifício do Burger King de Algés e o Aquário Vasco da Gama, no Dafundo.