ARM revoga a licença operacional da Qualcomm

- Publicidade -

Aquisição da Nuvia está no centro do conflito entre as duas empresas.

O conflito jurídico que opõe a Qualcomm e a ARM acaba de sofrer uma reviravolta. A britânica ARM acaba de anunciar o cancelamento da licença da Qualcomm relativa ao conjunto de instruções ARM necessários para o design dos chips móveis.

De acordo com as informações avançadas pela Bloomberg, se as duas empresas não chegarem a um acordo no prazo de até 60 dias, a Qualcomm poderá ser forçada a interromper as vendas dos processadores afetados, enfrentar multas pesadas, ou ambas. A Qualcomm ainda poderá utilizar os planos de arquitetura de processador já fornecidos, mas essa situação causará atrasos e poderá comprometer o design de futuros chips.

O conflito entre as empresas remonta à aquisição da Nuvia por parte da Qualcomm, em 2022, uma aquisição que levou ao desenvolvimento das CPUs Oryon. A Qualcomm abandonou assim a utilização de núcleos Cortex em favor de uma tecnologia proprietária. Por sua vez, a ARM argumenta que as arquiteturas de processadores da Nuvia, originalmente criadas sob a licença da ARM, não podem ser transferidas para a Qualcomm sem uma renegociação do contrato.

Perante a intransigência da Qualcomm, a ARM exige agora que estes designs de chips sejam simplesmente… destruídos. A Qualcomm apresenta uma versão significativamente diferente, afirmando que a licença existente cobre as atividades da Nuvia após a aquisição.

Qualcomm e ARM de costas voltadas?

Caso esta disputa não seja resolvida, o impacto poderá ser grande para os SOCs baseados nos núcleos Oryon da Qualcomm, como é o caso do Snapdragon X Elite e até do novo Snapdragon 8 Elite. Porém, modelos mais antigos como o Snapdragon 8 Gen 3 não deverão ser afetados por eventuais medidas restritivas. A agressividade da ARM no mercado móvel também poderia acelerar a adoção do conjunto de instruções RISC-V de código aberto. Na verdade, a Qualcomm e a Google já estão a trabalhar em conjunto num chip RISC-V Wear OS, e há rumores de que a Apple também está a desenvolver projetos com a arquitetura RISC-V.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados