Apple reforça a segurança dos seus sistemas operativos com nova vaga de atualizações

- Publicidade -

Mais de 80 vulnerabilidades foram corrigidas pela Apple no macOS e foram implementadas várias melhorias no iOS e no iPadOS.

A Apple lançou uma nova ronda de atualizações para todos os seus sistemas operativos, reforçando a segurança e a estabilidade dos dispositivos. Cerca de dois meses após a última atualização, a empresa disponibilizou as versões iOS 18.6, iPadOS 18.6, macOS Sequoia 15.6, watchOS 11.6, tvOS 18.6 e visionOS 2.6.

Estas versões integram dezenas de correções, incluindo atualizações de segurança que visam resolver vulnerabilidades críticas em componentes essenciais como o Metal, WebKit, gestão de permissões no sistema de ficheiros, e comunicações em rede. O macOS, por exemplo, recebeu mais de 80 correções que abordam falhas com potencial para provocar falhas de sistema, perda de dados ou comprometimento da privacidade.

No iOS e iPadOS, a Apple resolveu mais de 20 falhas de segurança, incluindo uma vulnerabilidade que poderia permitir ao VoiceOver ditar, inadvertidamente, o código de desbloqueio do dispositivo. Foram também corrigidos erros associados à reprodução de ficheiros áudio e à estabilidade do Safari, através de atualizações no WebKit. Para além disso, o iOS 18.6 resolve um problema específico na aplicação Fotografias, que impedia a correta partilha de vídeos gerados na secção de Memórias.

Para os utilizadores da União Europeia, a Apple introduziu uma nova interface dedicada à instalação de lojas de aplicações alternativas e apps descarregadas diretamente de sites de programadores, em conformidade com a Lei dos Mercados Digitais.

No caso do macOS Sequoia 15.6, a atualização disponível em Ajustes do Sistema e depois Atualização de Software abrange problemas identificados em funcionalidades como o Spotlight, Notas, Safari, Dock e aplicação pesquisar, entre outros.

Estas atualizações, embora de manutenção, preparam terreno para os lançamentos de maior escala previstos para o próximo outono, onde se espera que a Apple revele novidades mais substanciais em termos de funcionalidades e design. Até lá, esta ronda de correções constitui um passo essencial para garantir a segurança e fiabilidade do ecossistema Apple.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados