Apple anuncia alguns dos recursos a chegar com o iOS 18/iPadOS 18

- Publicidade -

Apple revela alguns recursos de acessibilidade a chegar a iOS 18 e outros sistemas operativos.

A Apple anunciou alguns dos novos recursos de acessibilidade que vão chegar ainda este ano, provavelmente com o iOS 18 e iPadOS 18. A empresa menciona os seguintes pontos:

  • Rastreamento ocular: Esta tecnologia permite que os utilizadores controlem os seus dispositivos Apple utilizando movimentos oculares. Isto é particularmente útil para pessoas com deficiência motora.

Alimentado por inteligência artificial, o recurso chamado originalmente de Eye Tracking oferece aos utilizadores uma opção integrada para navegar no iPad e no iPhone utilizando apenas os olhos. Projetado para utilizadores com deficiências físicas, o Eye Tracking usa a câmara frontal para configurar e calibrar em segundos e, com aprendizagem de máquina no dispositivo, todos os dados utilizados ​​para configurar e controlar esse recurso são mantidos de forma segura no dispositivo e não são partilhados com a Apple.

  • Melhorias na visão, audição, cognição e mobilidade: a Apple está a expandir o suporte para diversas deficiências de modo a permitir um uso mais inclusivo dos seus produtos.

Music Haptics é uma nova forma para os utilizadores surdos ou com deficiência auditiva “experimentarem” música no iPhone. Com esse recurso de acessibilidade ativo, o Taptic Engine do iPhone reproduz toques, texturas e vibrações ajustadas no ficheiro de áudio da música. Music Haptics funciona com milhões de músicas do catálogo do Apple Music e estará disponível como uma API para os programadores tornarem a música mais acessível nas suas aplicações.

Depois temos novos recursos de acessibilidade do CarPlay que incluem controlos de voz, filtros de cores e deteção de ruído. O controlo de voz permite que os utilizadores operem o CarPlay e as suas aplicações utilizando apenas a voz. A deteção de som permite que condutores ou passageiros surdos, ou com deficiência auditiva, sejam alertados sobre buzinas e sirenes de automóveis através de alarmes. Os filtros de cores facilitam o uso da interface do CarPlay por utilizadores daltónicos. Recursos visuais adicionais incluem texto grande e em negrito.

Os atalhos vocais permitem que utilizadores do iPhone, e do iPad, atribuam expressões personalizadas que a Siri possa entender para iniciar atalhos e concluir tarefas complexas. Ouvir fala atípica é outro novo recurso que melhora o reconhecimento de fala para reconhecer uma gama mais ampla de fala. Este recurso usa aprendizagem de máquina no dispositivo para reconhecer os padrões de fala do utilizador.

iOS 18

Aqui ficam outras pequenas alterações que tornarão o iOS 18 e outros sistemas Apple mais fáceis de utilizar

  • Para utilizadores cegos ou com deficiência visual, o VoiceOver apresentará novas vozes, um rotor de voz flexível, controlos de volume personalizados e a capacidade de personalizar atalhos de teclado do VoiceOver no Mac.
  • O ampliador, ou seja, a Lupa, oferecerá um novo modo de leitura e a capacidade de iniciar facilmente o modo de reconhecimento com o botão de ativação.
  • Os utilizadores de Braille obtêm uma nova forma de iniciar e usar a entrada de ecrã Braille para controlo e edição de texto mais rápidos; disponibilidade do idioma japonês para entrada em ecrã Braille; Suporte Braille multilinha com Dot Pad; e a capacidade de selecionar diferentes tabelas de entrada e saída.
  • Para utilizadores com deficiência visual, a digitação instantânea exibe um texto maior quando digitam num campo de texto, na fonte e cor preferidas do utilizador.
  • Para utilizadores que correm o risco de perder a capacidade de falar, o Personal Voice estará disponível em mandarim.
  • Os utilizadores que têm dificuldade em pronunciar ou ler frases completas podem criar uma voz pessoal utilizando frases abreviadas.
  • Para utilizadores que não conseguem falar, o Live Speech fornecerá categorias e compatibilidade simultânea com Live Captions.
  • Para utilizadores com deficiência física, o Virtual Trackpad para AssistiveTouch permite controlar o dispositivo utilizando uma pequena área do ecrã como um trackpad redimensionável.
  • O Switch Control incluirá a opção de usar as câmaras do iPhone e iPad para reconhecer gestos de toque do dedo como botões.
  • O Controlo de Voz fornecerá suporte para vocabulários personalizados e palavras complexas.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados