Apple pode estar a preparar-se para lançar a sua própria Smart TV

- Publicidade -

Uma Smart TV, que era um dos sonhos de Steve Jobs, pode finalmente ver a luz do dia.

Finalmente encontrei a solução“, exclamou Steve Jobs ao seu biógrafo Walter Isaacson em 2010, falando da sua visão de uma televisão da Apple que seria “simples de utilizar“. Este sonho, que permaneceu por realizar até aos dias de hoje, poderá finalmente ganhar forma num contexto tecnológico radicalmente diferente.

Segundo está a ser avançado pela Bloomberg, a Apple está atualmente a avaliar a possibilidade de desenvolver a sua própria Smart TV. Embora esta informação surja ainda a nível de rumor, faz parte de uma estratégia de expansão ampla de smart devices para uso caseiro. Uma televisão da Apple poderia, assim, tornar-se numa peça central de um ecossistema de automação para casas inteligentes planeado para 2025.

A questão que se coloca é a do valor acrescentado deste tipo de produto. O serviço Apple TV já está integrado nos ecossistemas da maioria das smart TVs e outros dispositivos atualmente no mercado. Para justificar a sua entrada neste mercado, a empresa teria de oferecer inovações significativas, e, aí, uma colaboração com uma fabricante já existente não deve ser descartada.

Esta reflexão surge num contexto em que o Apple TV+ luta para se estabelecer na no mercado de serviços de streaming bem competitivo, onde representava apenas 3% desse mercado em 2022. Estes números modestos também explicam a estratégia atual da empresa de alargar a disponibilidade do seu serviço a mais plataformas. Curiosamente, Tim Cook, diretor de operações da Apple, rejeitou em 2010 essa ideia, afirmando que “não tinha interesse” no mercado de TVs. Até Steve Jobs parecia ter dúvidas, chamando o projeto da Apple TV apenas de “hobby“.

Poderá uma Smart TV da Apple ver a luz do dia em 2025?

O mercado televisivo, conhecido pelas suas baixas margens e forte concorrência, não corresponde realmente ao posicionamento habitual da empresa. No entanto, a empresa poderia atingir o segmento topo de gama com um produto Premium que integra perfeitamente o seu ecossistema. Por enquanto, não passa tudo de um rumor, mas a chegada de um novo produto seria uma excelente notícia para os fãs da marca.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados