A Apple terá recorrido ao modelo Gemini da Google para desenvolver a próxima versão do assistente de voz Siri.
A Apple está a trabalhar numa nova geração da Siri, que utilizará um modelo linguístico desenvolvido pela Google. De acordo com informações avançadas pelo jornal Bloomberg, o assistente recorrerá a uma versão personalizada do Gemini, executada nos servidores privados da Apple.
O projeto faz parte da estratégia de apostas em inteligência artificial que a empresa pretende apresentar em 2026. A colaboração com a Google incluirá um acordo que permitirá integrar capacidades avançadas de linguagem natural, mantendo o processamento sob controlo interno da Apple, sem partilha de dados com o ecossistema Android.
De acordo com as mesmas fontes, a Apple avaliou também modelos da Anthropic, mas optou pela proposta da Google devido às condições financeiras e à relação comercial existente entre ambas as empresas no domínio da pesquisa online.
A nova versão da Siri deverá ser lançada em março de 2026, coincidindo com o início do plano de integração de inteligência artificial nos principais dispositivos da marca. A atualização deverá ser acompanhada pelas novas versões do iOS, macOS e iPadOS.
