Os MacBooks com Touch Bar e teclado borboleta deixam de ter suporte, enquanto o iPhone 8 Plus passa à categoria vintage.
A pouco mais de uma semana da apresentação oficial do iPhone 17, a Apple atualizou a sua lista de produtos vintage e obsoletos, acrescentando quatro dispositivos que marcam diferentes fases da história da marca. Três deles são modelos de MacBook, que passam a ser considerados obsoletos, enquanto o quarto é o iPhone 8 Plus, agora classificado como vintage.
De acordo com a política e termos da empresa, um produto é considerado obsoleto sete anos após ter deixado de ser vendido, deixando de receber qualquer tipo de suporte de hardware ou software, à exceção de reparações pontuais de bateria, que podem estender-se até dez anos – dependendo da disponibilidade de peças. Por isso, os modelos afetados são os MacBook Pro 15” de 2017, MacBook Pro 13” de 2017 com quatro portas Thunderbolt 3 e o MacBook Air 11”, que foi lançado no início de 2015.
No segmento móvel, o iPhone 8 Plus (modelos de 64 GB e 256 GB) passou a integrar a lista vintage, categoria que inclui produtos descontinuados há mais de cinco anos, mas menos de sete. Isto significa que ainda podem ser alvo de reparações em Apple Stores ou Centros de Serviço Autorizados, embora dependam da disponibilidade de peças e já não recebam atualizações de software.