iOS 17.5 e iPadOS 17.5 já estão disponíveis para instalação.
Menos de semana após a disponibilização das versões Release Candidate, a Apple disponibilizou a versão final do iOS 17.5 que, como sempre, vem acompanhada da mesma versão para os tablet, no caso o iPadOS 17.5. As compilações lançadas agora no formato estável são as mesmas que foram lançadas como Release Candidates na semana passada.
Isto significa que o iOS 17.5 já está disponível para todos aqueles com um iPhone compatível, e pesa cerca de 997MB no iPhone 14 Pro, que vem da última versão estável do sistema operativo, o iOS 17.4.1. O tamanho para outros equipamentos deve ser muito semelhante. Aqui podem encontrar as notas de lançamento fornecidas e atualizadas diretamente pela Apple. Mas aqui fica o changelog completo do iOS 17.5:
- Ecrã de bloqueio
- Há um novo papel de parede “Pride Rays” para o vosso ecrã de bloqueio que celebra a comunidade LGBTQ+ e a sua cultura.
- Notificações de rastreamento
- A deteção de rastreamento entre plataformas envia notificações se o dispositivo de rastreamento Bluetooth compatível de outra pessoa estiver a mover-se convosco durante um determinado período de tempo, independentemente do sistema operativo ao qual o dispositivo foi emparelhado.
Ao contrário da atualização intermediária anterior muito substancial, com a qual a Apple “abriu” o iOS para os utilizadores da União Europeia, a nova atualização para iOS 17.5 não vem com muitos recursos. As “notificações de rastreamento” são a inovação mais interessante que tornou possível desbloquear a nova rede Encontre O Meu Dispositivo, da Google. Mas aqui fica um excerto extraído do comunicado divulgado em conjunto pela Apple e pela Google:
“A Apple e a Google trabalharam juntas para criar uma especificação do setor – Detetando Rastreadores de Localização Indesejados – para dispositivos de rastreamento Bluetooth que alertará os utilizadores no iOS e no Android se esse dispositivo estiver a ser utilizado inadvertidamente para rastreá-los. Isto ajudará a mitigar o uso indevido de dispositivos projetados para rastrear pertences pessoais. Hoje, a Apple está a lançar esse recurso no iOS 17.5 e a Google está a lança-lo para dispositivos Android 6.0+.
iOS 17.5 e iPadOS 17.5 não contam com grandes novidades
Além desta e de outras novidades divulgadas no changelog (ou seja, o novo fundo da coleção Pride), gostaríamos de ressaltar que os iPhones agora podem contar com um novo método de reparação, útil para agilizar os procedimentos de envio de um iPhone para assistência. Este modo pode ser ativo na aplicação D0v’è: quando um utilizador tentar remover o iPhone através da aplicação, ele será saudado pela mensagem “Este iPhone está associado ao seu Apple ID e não pode ser removido enquanto estiver online, mas ainda pode prepará-lo para reparação.”