A Apple deixa de vender oficialmente alguns modelos de iPhone em Portugal

- Publicidade -

A Apple retirou da sua loja online todos os smartphones que não contam com a porta USB-C para carregamento.

A Apple retirou do mercado nacional os equipamentos da série iPhone 14 e o iPhone SE de 3ª geração. Esta decisão acontece apenas alguns dias após as festividades de Natal e o período de vendas, que devem registar números recorde este ano. Este fim abrupto da comercialização está diretamente relacionado com uma nova lei europeia sobre a porta de carregamento dos smartphones.

A União Europeia agora exige que todas as fabricantes utilizem uma única porta de carregamento para os smartphones vendidos no espaço comunitário. Esta obrigação, que há dois anos se aplicava apenas aos novos modelos (daí a adoção do USB-C no iPhone 15), abrange agora todos os smartphones, independentemente da sua data de lançamento, obrigando os dispositivos anteriores à promulgação da lei a adaptarem-se à nova norma.

Com a retirada do iPhone 14 e do SE de 3ª geração, termina um ciclo importante para a Apple. O iPhone 14 foi, até agora, o último grande modelo a utilizar uma porta de carregamento proprietária, a Lightning, introduzida originalmente com o iPhone 5 e que rapidamente se espalhou por todo o ecossistema da marca. Apenas os computadores Mac nunca foram equipados com esta ligação.

A proibição imposta pela União Europeia marca, assim, um novo período de normalização. A imposição de um único padrão de carregamento visa, entre outros objetivos, facilitar a vida dos utilizadores, ao eliminar a confusão sobre qual cabo utilizar. Do ponto de vista ambiental, esta mudança também promete ser vantajosa.

Nos últimos anos, a Europa tem defendido que a adoção de um cabo de carregamento único traria benefícios ecológicos substanciais. À escala continental, a produção de milhões de metros de cabos elétricos deixaria de ser necessária, o que representaria uma grande redução de resíduos. Embora os cabos de carregamento não sejam frequentemente vistos como uma ameaça ambiental, estes dispositivos podem ser uma verdadeira carga para o planeta, contribuindo para a acumulação de lixo eletrónico.

iPhone 14
Equipamentos da série iPhone 14

Agora, todos os iPhone vendidos na União Europeia estão dotados da porta USB-C

No entanto, esta nova legislação tem uma consequência relevante para o ecossistema Apple. Deixa de ser possível, pelo menos durante alguns meses, adquirir um novo iPhone SE. O modelo de 3ª geração foi retirado do mercado e não há unidades disponíveis para venda na loja da Apple, pelo menos em Portugal.

Será necessário esperar alguns meses até que um novo dispositivo da linha SE chegue à Europa. Se tivermos em consideração ao que afirmam os últimos rumores, o iPhone SE de 4ª geração poderá ser lançado na primavera de 2025, mas, de momento, essa informação ainda não foi oficialmente confirmada.

- Publicidade -

1 Comentário

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados