A versão mais recente do sistema operativo do iPhone chega para resolver uma falha grave de segurança.
A Apple lançou recentemente uma atualização para o sistema operativo do iPhone e do iPad, os iOS 18.1.1 e iPadOS 18.1.1, apenas três meses após o lançamento do iOS 18, que aconteceu em setembro. Esta atualização é de extrema importância, pois inclui correções de segurança essenciais, bem como algumas pequenas alterações.
As correções de segurança abordam principalmente dois problemas. O primeiro afeta o JavaScriptCore, identificado sob o código CVE-2024-44308, e o segundo diz respeito ao WebKit, sob o código CVE-2024-44309. O erro JavaScriptCore dizia respeito ao processamento de conteúdo malicioso da web que poderia levar à execução arbitrária de código, principalmente em sistemas Mac baseados em Intel. Esta ameaça foi combatida através de controlos melhorados. Da mesma forma, a falha do WebKit explorou conteúdo malicioso da web para realizar ataques de script entre sites, afetando também sistemas Mac baseados em Intel. A atualização de segurança das versões 18.1.1 do iOS e do iPadOS resolveu esse problema melhorando a gestão de cookies.
Assim, todos os utilizadores do iPhone são recomendados a aplicar esta atualização no seu equipamento, que chega apenas três semanas após o lançamento do iOS 18.1, que se concentrou nas funcionalidades do Apple Intelligence.
iOS 18.1.1 e iPadOS 18.1.1 prontos para instalação
Embora as regras da Apple proíbam aplicações de verificação de malware, isso não significa que os utilizadores fiquem sem opções. Produtos como o Intego Mac Internet Security X9 ou o Intego Mac Premium Bundle X9 podem ser utilizados para verificar se há malware nos dispositivos da marca Apple. Esses softwares são considerados uma das melhores soluções antivírus para Mac, atualmente disponíveis.
No entanto, a medida de proteção mais importante é a instalação das atualizações mais recentes, assim que as mesmas estiverem disponíveis. Apesar do tempo que pode levar, manter os dispositivos atualizados protege de forma eficaz contra ataques de hackers.