Modem Apple C1 fez a sua estreia com o novo iPhone 16e, mas não suporta 5G mmWave

- Publicidade -

O Apple C1 pode ser o primeiro modem 5G da Apple, mas não se revela o mais inovador, por uma boa razão.

A Apple revelou esta semana um novo smartphone que chega para substituir a linha iPhone SE, o iPhone 16e. Este novo smartphone apresenta-se como uma versão mais acessível dos restantes modelos iPhone 16, mantendo a mesma linguagem de design e algumas das funcionalidades e inovações mais importantes, onde se destaca o chip A18 da Apple.

No entanto, há outro destaque, com a estreia do primeiro modem da marca, o Apple C1. Este modem 5G chega para competir diretamente com as soluções da Qualcomm Snapdragon, prometendo, em particular, uma eficiência energética avançada, que se traduz numa longevidade aumentada da bateria, mesmo com ligações 5G ativas. Uma promessa conseguida com o suporte do sistema operativo iOS e do novo chip A18, que por si só já permitem que o iPhone 16e atinja 26 horas de utilização contínua em reprodução de vídeo.

No entanto, o modem Apple C1 não representa um avanço significativo se comparado com a concorrência, nomeadamente modems Qualcomm Snapdragon, já que esta primeira versão, embora compatível com núcleo de rádio 5G (ou 5G NR), não suporta ainda o 5G mmWave, ou seja, o 5G na banda milimétrica. Esta última geração de tecnologia 5G permite fornecer velocidades mais altas, mas em alcances mais curtos, e é implementado em áreas com alta densidade urbana. Este também tende a consumir mais energia, o que pode explicar a sua ausência, quando o objetivo da Apple é apostar na eficiência energética.

Ainda assim, o modem Apple C1 promete uma melhoria de desempenho geral significativa em relação à restante da linha iPhone 16, que recorre ao modem Snapdragon X71 com suporte para 5G nas bandas sub-6 GHz e mmWave.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados